Mala fácil para a viagem a trabalho

A experiência ou prática de viagens a trabalho já revelou aos profissionais que os costumes e culturas são diferentes mesmo em um único país. O Brasil é um bom exemplo, nossa cultura difere até dentro da mesma região, nas capitais e nas cidades do interior dos estados. Além de verificar o clima, as distâncias a serem percorridas, tempo na cidade, uma breve pesquisa pode ajudar a se sair melhor em viagens de trabalho. Conhecer um pouco as questões locais, tendo como ponto de partida o noticiário, pode facilitar a aproximação e a socialização com seus anfitriões.
Em geral, as viagens são curtas e o uso de malas de bordo é o mais recomendado. No entanto, a apresentação pessoal é ponto crucial para transmitir segurança, autoconfiança, conhecimento e competência. Logo, uma das principais dificuldades dos profissionais em viagens é sempre o que levar no pequeno espaço de uma mala para dez quilos.
No bate e volta é simples. Uma necessaire é suficiente para a higiene pessoal, uma peça íntima extra e blusa ou camisa será útil em caso de atrasos no regresso. Procure peças de roupa que não amassem para que possa ficar apresentável mesmo após a viagem, seja ela em que meio de transporte for. Essa recomendação atende a todos os gêneros.
Para viagens de negócios que duram mais de três dias, visitas a feiras e congressos, por exemplo, uma boa opção é definir uma paleta de cor coordenada. Ou seja, calças, saias, blusas, camisas, casacos devem combinar entre si, aumentando assim a possibilidade de montar vários looks mesmo com uma mala enxuta. Escolha peças versáteis que podem ser usadas com diferentes combinações e situações. Uma mesma camisa pode ficar bem com calça, saia ou mesmo com um vestido. Um par de sapatos, roupas íntimas, itens de higiene (prefira as miniaturas ou amostras grátis que ocupam pouco espaço) e eletrônicos são básicos.
Para os homens, a variedade se dará com gravatas (se for o caso) e camisas e camisetas que possam ser usadas tanto com calças sociais como esportivas. Um par de sapatos modelo derby de cor neutra vai vestir bem tanto em ambientes informais como formais. O importante aqui são as cores. Por exemplo, para calças escuras priorize o sapato de tom escuro, além de alongar as pernas, mantém a atenção em você e não em seus pés. Esse toque vale para as mulheres também. Sapatos exóticos e chamativos podem imprimir um toque de personalidade ao visual, mas muda o foco do olhar do interlocutor.
Um ponto crucial na separação do vestuário para a viagem a trabalho é considerar os compromissos previstos (formais e informais), por isso insistimos em peças versáteis e cores neutras que combinam para maximizar as opções. Preparar a mala com antecedência, montando os looks diários vai garantir uma viagem a trabalho tranquila e profissional. Uma boa ideia é fotografar os looks para não perder tempo durante a viagem escolhendo as peças.
Veja mais dicas:
Homens
– Roupas íntimas e meias – Uma para cada dia ou esteja disposto a lavar as peças.
– Camisas, camisetas e polos – Intercale com os compromissos. Nos formais use camisa.
– Calça chino ou jeans – Para os encontros mais informais.
– Calça social – Para os encontros formais. Se a calça tiver passadores, use cinto.
– Blazer, casaco ou paletó – O blazer é mais formal, com jeans ou chino dá um toque semiformal.
– Acessórios – pulseiras, anéis, colares – Mantenha sua personalidade com elegância.
Mulheres
– Roupas íntimas e meias – Uma para cada dia ou esteja disposta a lavar as peças.
– Camisas, blusas – Respeite o dress code de trabalho.
– Blazer, casaco ou paletó – Escolha um de tom neutro que facilite as combinações com as demais peças.
– Calças – De alfaiataria, sociais, retas e pantalonas são ótimas escolhas para o mundo corporativo.
– Saias e vestidos – Prefira os modelos mais retos, evasé. Além de ocupar menos espaço na mala, são mais apropriados para trabalhar.
– Acessórios – Pulseiras, anéis, colares e lenços – Escolha aqueles que não fazem barulho e possam valorizar o look com elegância.
Ouça a rádio de Minas