Imagem & Comportamento S.A

Moda e trabalho: com que roupa eu vou?

A moda no ambiente profissional não só reflete tendências, mas também a imagem da empresa, o estilo pessoal e o tipo de função exercida.

Emprego novo, cargo novo, vida nova! Hora de rever o guarda-roupa e pensar em como a moda e seu estilo pessoal podem te ajudar em seu crescimento profissional. Há um debate constante nos mais diferentes setores sobre qual o melhor dress code (código de vestir) para trabalhar. O fato é que a moda no trabalho evoluiu bastante e hoje a moda no ambiente profissional não só reflete tendências, mas também a imagem da empresa, o estilo pessoal e o tipo de função exercida. No entanto, profissionais, mulheres e homens, continuam se perguntando: com que roupa eu vou?

O tema é delicado uma vez que autenticidade, personalidade e gosto pessoal estão na pauta destes tempos em que a sociedade se abre para novas perspectivas de relacionamentos, inclusive de autoridade, novos modelos de trabalho e, consequentemente, também na busca de “como se vestir para trabalhar”.

Esse é um assunto recorrente e que, mais uma vez, esbarra no bom senso individual. O que fazer para não errar? Como assegurar uma imagem que seja o reflexo da sua personalidade e gosto pessoal ao mesmo tempo em que inspira respeito, confiança, profissionalismo e liderança? O primeiro passo é olhar para si com sinceridade para identificar seu estilo. O autoconhecimento é fundamental para te guiar nessas escolhas.

O passo dois é observar o tipo de negócio, empresa e as atividades que o cargo e função demandam. Uma empresa mais formal, espera que seus funcionários também o sejam no modo de vestir-se e agir. Uma empresa informal, por outro lado, tem expectativas mais flexíveis quanto ao vestuário. Mas atenção, a flexibilidade não significa que não há regras (implícitas ou declaradas).

As empresas modernas têm cada vez mais consciência do impacto da moda confortável na produtividade. Tecidos leves, modelagens práticas e peças que facilitam a movimentação são escolhas cada vez mais comuns. Razão pela qual diversas marcas investem em peças de alfaiataria feitas com tecidos confortáveis, tecnológicos e que não amassam facilmente, oferecendo um estilo alinhado e prático.

O trabalho remoto popularizou o uso de roupas mais casuais, até mesmo em ambientes corporativos formais. O “upper casual” — a combinação de uma blusa ou camisa mais arrumada com calças ou saias confortáveis para videochamadas — ganha adeptos diariamente e cresce como opção para aqueles que estão em home office. Por outro lado, a ideia de conforto e profissionalismo também aponta para o crescimento de roupas esportivas adaptadas ao ambiente de trabalho e popularizam um estilo “chique confortável”.

Uma vez que você já sabe o que quer, seu estilo e o grau de formalidade da empresa em que trabalha, seguem algumas sugestões para montar looks profissionais que farão você se destacar.

Dicas de moda no trabalho em empresas formais:

Opte por ternos, conjuntos, tecidos que não amassam, cores neutras, acessórios interessantes de tamanho médio ou minimalistas, calçados, bolsas e cintos de boa qualidade e materiais mais firmes como couro. Evite decotes profundos. Use roupas de modelagem correta – atenção aos comprimentos de calças, mangas, cinturas. As roupas devem ser bem ajustadas ao corpo, sem serem justas demais. Um bom caimento passa uma imagem de confiança e competência. Para os homens uma boa dica é não abusar de calças, blazers e camisas justas demais. Camisa e calça social são escolhas certeiras. O blazer ajuda a manter a seriedade.

Dicas de moda no trabalho em empresas informais:

Opte por calças de tecidos de algodão, jeans, sarja e blusas de tecidos mais leves, malhas, cores sólidas e estampas médias. Se preferir vestidos e saias, escolha os de modelagem mais reta. Acessórios interessantes, calçados, tênis casuais, sandálias mais fechadas e evite chinelos. O jeans escuro, sem rasgos, além de calças chino ou em tecidos confortáveis são boas escolhas. Para o verão, bermudas de alfaiataria (para ambos os sexos) também são aceitas. A moda casual no trabalho não exclui a imagem profissional. Procure conforto e flexibilidade, mantendo um toque de profissionalismo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas