Imagem & Comportamento S.A

Presença inteligente: como se destacar em eventos profissionais

A pauta desta semana é como explorar, fazer networking e criar oportunidades nas diversas modalidades de eventos realizados em sua área de atuação
Presença inteligente: como se destacar em eventos profissionais
Foto: Unsplash / Divulgação

Em geral, abordamos o tema do comportamento em eventos empresariais no final do ano, época em que as comemorações são intensas. No entanto, a convivência e participação em seminários, encontros de negócios, debates, palestras, treinamentos, workshops, congressos, simpósios ocorrem durante o ano todo. A pauta desta semana é como explorar, fazer networking e criar oportunidades nas diversas modalidades de eventos realizados em sua área de atuação.

Os pilares de uma presença inteligente e de sucesso são: informação, educação, interação e, finalmente, abordagem. Considerando que o tema será relevante para seu desenvolvimento, além do vestuário adequado à ocasião, a primeira preocupação dos participantes deve ser se informar sobre os objetivos, programa e perfil do público que estará no local. Sabendo disso, já é possível inferir se o evento será uma boa oportunidade para se aproximar de futuros parceiros de negócios.

Comporte-se com gentileza e presteza para com os demais. Isso significa estar atento a todos e não apenas às pessoas com as quais quer interagir e relacionar-se. O momento do credenciamento é a primeira oportunidade para conhecer alguns de seus colegas. Aproveite para travar relações, evite o celular, mantenha as mãos disponíveis para cumprimentos e concentre-se em observar o público. Cumprimente com um sorriso, mantenha contato visual e apresente-se com clareza: nome, empresa e especialidade.

Na plateia, evite comer e beber (especialmente em squeezes barulhentos), pois é falta de educação. Não use o celular e mantenha o volume no modo silencioso. Se você precisa estar conectado aguardando algo realmente importante, sente-se nas cadeiras próximas ao corredor para que possa sair sem fazer alarde. Anote informações relevantes, participe com atenção e evite cochichos ou distrações — isso demonstra respeito pelo palestrante e pelos demais participantes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O palestrante abriu para perguntas e comentários e você quer contribuir? Faça isso de forma concisa, objetiva e dentro do tema proposto. Não tente mostrar que tem mais conhecimento do que quem está à frente, não leve um tema diferente para o debate e, principalmente, não se esqueça de se apresentar brevemente (nome, empresa, cidade de origem, caso o evento seja fora de sua localidade). Sua identificação é importante até mesmo quando as questões são encaminhadas para leitura. Lembre-se: o objetivo, além de aprender e trocar experiências, é fortalecer o relacionamento profissional.

Posso abordar as pessoas, palestrantes e participantes? Deve. No entanto, a abordagem deve ser respeitosa e não interromper uma interlocução em andamento. Apresente-se e inicie uma conversa sobre o evento, sobre algo que ouviu na palestra ou sobre pontos em comum. Sorria, o sorriso abre portas. Em rodas de conversas em andamento, aproxime-se de maneira natural.

O sinal para participar geralmente vem do olhar de quem está falando. Se a pessoa olhar nos seus olhos, sorria de volta, integre-se ao grupo com um aceno de cabeça e aguarde sua vez de se manifestar. O momento de interagir vai chegar, e causar uma boa impressão pode abrir caminhos interessantes.

Se houver coffee break ou momentos informais, use-os com sabedoria. Sirva-se com moderação e priorize conversas produtivas. O momento não é para exageros nem para longas refeições. Evite falar de boca cheia ou monopolizar alguém que esteja tentando circular. Se quiser fazer fotos ou selfies, peça permissão, informe o objetivo (nem todos querem figurar em redes sociais) e seja breve.

É claro que tudo isso pode ser um grande desafio para pessoas com fobia social ou muito tímidas. Mas lembre-se: em eventos empresariais, as pessoas esperam por interação, por ampliar relacionamentos, diversificar as conversas e também por oportunidades de negócios, assim como você. Por isso, fique à vontade para entregar seu cartão (sim, os cartões impressos ainda estão em uso, e a versão eletrônica pode falhar). Leve alguns no bolso, pasta ou carteira e ofereça de forma natural ao final de uma boa conversa. Em alguns casos, usar um QR Code para seu LinkedIn também pode ser uma boa ideia.

Ao final do evento, agradeça aos organizadores, conecte-se com os novos contatos em redes profissionais e, se fizer sentido, compartilhe aprendizados nas redes sociais, sempre com respeito ao conteúdo e à imagem dos envolvidos.

A participação em eventos empresariais é muito mais do que marcar presença: é uma oportunidade concreta de posicionamento, construção de imagem, aprendizado e conexão com o futuro profissional que você deseja construir.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas