Sua foto de perfil vale um contrato?

A digitalização do mercado de trabalho transformou radicalmente como as pessoas buscam oportunidades profissionais e como as empresas contratam. De acordo com o IBGE, em 2022, 53% das pessoas usaram a internet como principal meio para encontrar trabalho. O número vai para 70% quando a busca é feita por jovens de 18 a 24 anos. Isso no Brasil, pois nos países desenvolvidos 75% das candidaturas são feitas online.
As plataformas e sites InfoJobs, Gupy, Catho, Glassdoor, LinkedIn, Vagas.com e Indeed concentram boa parte das vagas anunciadas formalmente, isso sem falar nas plataformas de recrutamento de freelancers como Upwork e Fiverr. Logo, nesse ambiente, se destacar é ainda mais complexo.
Entendendo isso, é o momento de avaliar sua presença virtual, seu comportamento on-line e se posicionar para a vaga que deseja, e tudo começa pela foto de perfil e a inserida no currículo. O
papel das fotos de perfil nos mercados de trabalho online foi investigado pelas professoras Isamar Troncoso (Harvard Business School) e Lan Luo (USC Marshall) em um estudo intitulado “Look the Part? The Role of Profile Pictures in Online Labor Marketplaces”.
De acordo com elas, as características físicas e acessórios como óculos, ambiente com computador à vista, ou uma foto profissional estão associadas a uma maior chance de contratação. Esses elementos ajudam a transmitir que a pessoa “parece o perfil adequado”. Tudo conta desde brincos a paletós, gravatas, barba bem-cuidada, excesso de informações visuais.
Independentemente de gênero, beleza ou etnia, a decisão recai sobre a análise subjetiva de “parecer com o cargo”. A aparência gera um impacto de 5 % a mais no valor pago pelo trabalho ou a 3 estrelas a mais na avaliação de contratação. Isso significa que ao escolher entre candidatos com qualificações e avaliações semelhantes, os empregadores utilizam a foto de perfil para desempatar a preferência. Ou seja, a foto que leva o recrutador a tomar uma decisão está relacionada à imagem do cargo.
O profissional deve “parecer um designer”, “parecer um desenvolvedor”. “Mesmo com avaliações positivas, histórico de trabalho e qualificações semelhantes, a imagem que transmite a ‘aparência do profissional ideal’ pesa na decisão final”, explica Isamar Troncoso, uma das pesquisadoras.
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Podemos considerar essa análise injusta, mas ela reforça a máxima de que a “primeira impressão se faz em poucos segundos”. As autoras chamam a decisão pela “aparência” de “viés visual inconsciente”. Mesmo sem a intenção de discriminar, a tendência humana de confiar no que vê acaba privilegiando quem “parece” adequado ao cargo, mesmo que outro candidato com currículo superior esteja na disputa.
“Não estamos falando de beleza, mas de conformidade com um estereótipo de profissional”, diz a professora Lan Luo. “É um tipo de julgamento rápido que pode reforçar desigualdades invisíveis”, afirmou.
Para evitar esse tipo de análise, as pesquisadoras fizeram recomendações às plataformas de seleção para que repensem o papel da imagem no processo seletivo e deixem, por exemplo, as fotos aparentes apenas nas fases finais da seleção. No entanto, para quem trabalha ou procura uma vaga on-line, o alerta é direto: uma boa apresentação visual pode impactar sua carreira para o bem ou para o mal.
Já os freelancers, autônomos e prestadores de serviço que atuam digitalmente, a dica é que vale a pena investir em uma foto profissional, com boa iluminação e fundo neutro; evitar selfies ou fotos excessivamente informais e procurar passar através da foto, a mensagem do profissional que você quer ser percebido.
O que evitar em fotos de perfil profissional:
- Foto em trajes de banho, em festas ou com poses e/ou roupas pouco profissionais;
- Foto com óculos escuros;
- Foto de baixa qualidade;
- Foto borrada, mal iluminada ou recortada, pois demonstra falta de atenção e cuidado;
- Foto com outras pessoas, mesmo que seja família;
- Foto com animais de estimação;
- Foto com filtros e muito editada;
- Evite ficar mudando a foto com muita frequência, prefira mantê-la por um bom tempo
- para ser facilmente reconhecida.
Além desses detalhes, a foto deve ser atualizada e sempre a mesma em todos os seus perfis
profissionais e redes sociais.
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