O sucesso profissional: a chave está na boa convivência

Está cada vez mais claro para as empresas que o desempenho profissional está associado ao bem-estar dos funcionários e ambientes saudáveis e colaborativos. É fato que as habilidades comportamentais dos
profissionais ganham destaque e chamam atenção no dia a dia para criar um clima organizacional
positivo.
No ano passado, metade das demissões no Brasil foram causadas por questões comportamentais. Em seguida aparecem a automação das atividades (25%), a redução de custos e os cortes de despesas (25%). A pesquisa é do 6º Observatório de Carreiras e Mercado realizado pelo PUCPR Carreiras e contou com a participação de 3.631 estudantes, 3.655 alumni (ex-alunos) e 583 empresas da área de recrutamento humano.
É fato também que nestes tempos de mudanças se destacam os profissionais com capacidade de se adaptar, colaborar e gerar impacto no ambiente de trabalho. Habilidades essas que são desenvolvidas a longo prazo, com a vivência, com educação, com a observação e com o entendimento dos movimentos sociais no trabalho. Ou seja, as soft skills são hoje o que diferencia os profissionais, pois as competências técnicas podem ser aprendidas mais rápido, mas a comunicação, a interação com pessoas, a forma de resolver problemas e lidar com mudanças são valores de longo prazo.
“O mercado valoriza profissionais que unem competência técnica e habilidades para uma boa convivência. Um único indivíduo com atitudes negativas pode comprometer toda a equipe, surgem conflitos, a produtividade cai e talentos são perdidos. Por isso, é preciso olhar para o autoconhecimento”, explica a coordenadora do PUCPR Carreiras, Luciana Mariano. Ou seja, o sucesso está cada vez mais baseado na combinação entre saber fazer as tarefas e saber conviver com as pessoas.
Quando estiver em busca de trabalho, evolução na carreira, foque não apenas nas especificações das funções, do cargo ou das tarefas, veja quais as habilidades comportamentais específicas são exigências naturais de cada área. Por exemplo, para empresas da área de Tecnologia são valorizados profissionais com adaptabilidade, pensamento crítico e aprendizado contínuo.
Para a área Comercial é fundamental ter uma boa comunicação, ser proativo, ter inteligência emocional e empatia. De líderes, espera-se uma comunicação assertiva, habilidades para liderar, senso e disposição para colaborar com a equipe, além de inteligência emocional. Já para as áreas de saúde espera-se profissionais mais empáticos, que trabalhem bem em equipe, tenham organização e boa performance em situações de pressão.
Finalizando, voltamos ao estudo da PUC PR: em 2024 as habilidades mais valorizadas foram a comunicação oral (11,46%), o planejamento (10,73%), a solução de problemas (10,18%), gestão de conflitos (7,51%) e a comunicação escrita (7,42%). Invista em habilidades comportamentais, desenvolva Inteligência Emocional. Lembrando que, de acordo com especialista em ciência comportamental, Daniel Goleman, a Inteligência Emocional está baseada em autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia e habilidades sociais. Invista em autoconhecimento.
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