Inovação em Pauta

Congresso ‘Mulheres da Energia 2024’ tem foco na sustentabilidade e inovação

Evento em São Paulo apresentou conteúdo riquíssimo e a participação de palestrantes 100% mulheres

No dia 26 de agosto de 2024, São Paulo recebeu a terceira edição do “Congresso Mulheres da Energia”, um evento ousado que apresenta conteúdo riquíssimo e a participação de palestrantes 100% mulheres. Esta edição trouxe como temática central a “Sustentabilidade: coração da revolução energética”. Reunindo profissionais, líderes do setor energético e representantes do governo, o congresso apresentou uma série de debates e apresentações voltados para o papel das mulheres na construção de um futuro energético mais sustentável e inovador, além do papel do Brasil na transição energética.

A palestra de abertura foi proferida por Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia e Vice-chair na Global Compact, que trouxe os principais desafios e oportunidades de uma jornada de mais de 30 anos de mercado.

O evento contou com uma série de painéis e palestras que abordaram temas variados relacionados à sustentabilidade no setor energético. Entre os destaques, o painel “Agenda 2030 e a sustentabilidade ambiental no setor elétrico” reuniu especialistas como Lara Marques, analista da vertical de energia da Climatempo; Cicéli Martins, executiva Cemig Agro; Roberta Rolim, Diretora regulatória Cemig; Maria Helena Guarezi, secretária executiva do Ministério das Mulheres; Renata Valladão, especialista em sustentabilidade da ONS e moderado por Marisa Barros, subsecretária de energia e mineração. As painelistas discutiram políticas públicas e estratégias que estão transformando a forma como gerenciamos e consumimos energia.

Os painéis abordaram ainda temas como regulação e o equilíbrio entre modernização, sustentabilidade e segurança energética e muitos outros temas discutidos por especialistas que trouxeram exemplos práticos, inclusive reflexões sobre a nova profissão do mercado de energia que emerge com estes desafios e oportunidades: “o energy advisor”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cabe destaque ainda à palestra ministrada por Zilda Costa, diretora da UCB Power, que abordou as oportunidades e como o armazenamento pode acelerar a transição energética.
A terceira edição do “Congresso Mulheres da Energia 2024” foi um marco importante na discussão sobre sustentabilidade e inovação no setor energético. Com uma programação diversificada e uma participação entusiástica, o evento destacou como a contribuição das mulheres é fundamental para enfrentar os desafios globais e construir um futuro mais sustentável.

O congresso, que contou com a participação de mais de 700 mulheres e 50 palestrantes, reafirmou que a integração de perspectivas diversas e a promoção de práticas sustentáveis são essenciais para o desenvolvimento de um setor energético mais resiliente e sustentável. À medida que o mundo enfrenta crises ambientais e energéticas, a presença e o impacto das mulheres na busca por soluções sustentáveis serão cada vez mais decisivos.
Para mais informações sobre o “Congresso Mulheres da Energia 2024” e futuras edições, acesse o link.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas