Inovação em Pauta

Fiemg Lab: O centro de conexões entre indústrias e startups no Estação 4.0

Edição deste ano reuniu cerca de 150 participantes, com 38 startups e 24 indústrias

No dia 2 de abril, o Fiemg Lab, localizado no P7 Criativo, no coração de Belo Horizonte, foi o palco de um dos mais aguardados encontros entre indústrias e startups: a 4ª edição do Estação 4.0. Este evento semestral, promovido pelo Fiemg Lab, tem se consolidado como um importante espaço para o fomento da inovação e a geração de oportunidades entre o ecossistema industrial e o de startups. A edição deste ano reuniu cerca de 150 participantes, entre eles 38 startups e 24 indústrias, que, ao longo de quatro horas intensas de interação, geraram 226 conexões.

O evento se destacou pela dinâmica inovadora de rodadas de negócios no formato de Speed Dating, onde representantes de empresas e startups se reuniram em 23 mesas para discutir propostas e parcerias. Este formato acelerado e dinâmico tem se mostrado uma excelente oportunidade para promover conexões rápidas, objetivas e de alto potencial, que muitas vezes podem ser a chave para soluções disruptivas no setor industrial.

Além das rodadas de negócio, o Estação 4.0 também ofereceu painéis enriquecedores sobre tendências de mercado e o papel da inovação na transformação do setor produtivo. O coordenador do Fiemg Lab, Igor Espírito Santo, abordou a importância do relacionamento B2B (business-to-business) para o sucesso de vendas no ambiente industrial. De acordo com ele, no contexto B2B, a solução precisa ser flexível, alinhada aos objetivos estratégicos tanto da empresa quanto do tomador de decisão. “Quando falamos em B2B, é preciso adaptar a solução e não ter uma proposta totalmente fechada. A meta de quem vende deve estar em sintonia com os objetivos estratégicos da empresa e da pessoa que faz a ponte com ela”, ressaltou Igor Espírito Santo.

O evento também teve como destaque a apresentação de soluções inovadoras e complexas para o setor de mineração, uma das principais indústrias do Brasil. Participantes como Daniele Vieira, analista de inovação da Anglo American, Gesner Santos, gerente de planejamento de minas da Vale, Eduardo Vieira, CEO da Spin Mining, e Rodrigo Dalla Vecchia, CEO da Evcomx, discutiram como a colaboração entre startups e grandes empresas pode resultar em tecnologias capazes de transformar a produtividade do setor. “A inovação precisa de consistência e, por isso, para a tecnologia fomentar a produtividade, é necessário ter uma colaboração de parceria entre as duas partes, startup e empresa”, afirmou Daniele Vieira, destacando a importância de uma abordagem colaborativa.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Durante o Estação 4.0, o superintendente do IEL/MG e presidente do P7 Criativo, Gustavo Macena, avaliou que as indústrias encontram no Fiemg Lab, uma ponte para a conexão com a inovação, as startups e o mercado. “A robustez da indústria traz o avanço tecnológico em questões de inovação. Para mim, ver o auditório cheio é a realização de um sonho”, diz. Para aqueles que buscam alavancar seus negócios e se conectar com o futuro, eventos como o Estação 4.0 representam uma excelente oportunidade para a construção de parcerias duradouras e para o avanço de soluções inovadoras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas