Inovação em Foco: Lançamento de dois livros e os 30 anos do NTQI celebram conhecimento aplicado e transformador
Hoje, dia 3 de julho, dois importantes lançamentos editoriais marcam a trajetória de produção de conhecimento aplicado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e celebram os 30 anos do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI/UFMG), referência nacional em produção de conhecimento aplicado e impacto.
Conhecimento que se transfere na prática
O primeiro lançamento é o livro “Análise de transferência de conhecimento das aceleradoras para as startups”, de Jessica Moreira Caetano, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica (PPGIT/UFMG). A obra é fruto de uma pesquisa densa e atual, que investiga como o conhecimento circula entre aceleradoras e startups, com base em um estudo comparativo entre duas aceleradoras de Belo Horizonte: uma corporativa e outra pública.
Entrevistas com participantes dos programas de 2021 revelam que a maturidade das startups, aliada à qualidade da relação com as aceleradoras, influencia diretamente na efetividade da transferência de conhecimento. Mentorias, workshops, eventos como o Founder’s Day e práticas como gincanas internas foram mapeados como mecanismos importantes. Mais que ações, o diferencial está na construção de confiança e proximidade entre mentores e empreendedores.
“Conhecimento técnico ajuda, mas é a confiança entre quem ensina e quem empreende que transforma teoria em prática”, afirma Jéssica Caetano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
MDR 21: um modelo para inovar com método
O segundo destaque editorial é “MDR 21 – Inovação e transformação digital para pequenas e médias empresas”, de autoria do professor Raoni Barros Bagno (UFMG). Após o sucesso da versão compacta lançada em 2024, a nova edição amplia o escopo com seis novos capítulos, aprofundando o modelo MDR21. A proposta é oferecer ferramentas práticas e reflexões estratégicas para que gestores, profissionais e educadores possam conduzir, com clareza e método, suas jornadas de inovação e transformação digital.
Segundo o professor Bagno, este livro representa a consolidação de um esforço coletivo de pesquisa e prática ao longo dos últimos anos. Ele nasce da necessidade de integrar, de forma estruturada e acessível, as exigências da transformação digital aos desafios recorrentes da gestão da inovação. Ao propor um sistema de gestão robusto, mas adaptável, o MDR21 busca apoiar empresas que desejam transformar a inovação em uma competência permanente. Essa entrega dialoga diretamente com os 30 anos do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI/UFMG), um grupo que nasce em 1995 com o professor Lin Cheng em meio ao movimento da qualidade no Brasil e se caracteriza ao longo dos anos por criar, adaptar e aplicar tecnologias gerenciais que contribuam para o desempenho inovador de empresas e instituições. Assim, o livro é, também, uma forma de celebrar essa longevidade e contribuir com os novos caminhos para o futuro da inovação no País.
Ao longo de três décadas, o NTQI consolidou-se como um espaço de produção científica conectada à prática, formando profissionais e influenciando políticas de inovação.
Os lançamentos dos livros acontecem no dia 3 de julho, às 17h, durante o evento Mentoria que Conecta – Encerramento do Programa de Mentoria PPGIT 1º/2025, reforçando a vocação do programa em unir teoria e aplicação concreta.
A celebração reforça um compromisso cada vez mais essencial: conectar universidade, empresas e sociedade na construção de um futuro mais inovador, justo e sustentável.
Ouça a rádio de Minas