Inovação em Pauta

Saiba como foi o HackTown 2024, maior evento de tecnologia e cultura digital da América Latina

Realizado em Santa Rita do Sapucaí, evento reuniu mais de 30 mil pessoas

Realizado entre 1 e 4 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí, o conhecido Vale da Eletrônica, localizado no Sul de Minas, reuniu na sua 8ª edição mais de 30 mil pessoas, entre especialistas, empresas, startups e a comunidade numa identidade bem mineira. Entre as empresas patrocinadoras estão: 3M, BEES (ABInbev), Cemig, Claro, Garagem Unilever, Globo, Nestlé, Zé Delivery, entre outras.

A edição ampliou a curadoria, trazendo nos palcos conhecimento e a cultura latina. “Esse ano trouxemos executivos com atuação Latam, com o objetivo de colocar o HackTown como epicentro de união, discussões sobre futuro e polo de criatividade no mapa Latino-americano, para conectar as ideias e trazer soluções para deixar as pessoas mais felizes”, explica o head de conteúdo e co-founder do evento, Carlos Henrique.

O head de parcerias e co-founder do festival, João Rubens, descreve o evento como um “software aberto para pessoas e empresas cocriarem, gerando conexões de impacto”.
Para o head de tecnologia e co-founder, Marcos David: “o HackTown, autêntico e 100% brasileiro, busca transformar e conectar Santa Rita do Sapucaí ao Brasil e ao mundo, promovendo discussões profundas sobre o futuro e a consciência humana”. Grandes hospitais como Hospital de Amor, Albert Einstein e Sírio Libanês completaram a agenda com temáticas ligadas à saúde.

Em parceria com o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, cortesias de quick massages, aulas shows de gastronomia com degustação completaram a experiência. “Empresas parceiras como Nestlé, Banco do Brasil e Claro, também estão engajadas com a gente nessa missão.
Essas organizações não apenas apoiam o evento, mas também compartilham nossa visão de um futuro inovador, mais verde e responsável”, complementao executivo.

Um manifesto do ecossistema mineiro, para não perder o trem

O evento também contou com representantes do poder público. Na oportunidade, lideranças do ecossistema de comunidades de startups de Minas Gerais, se reuniram com o subsecretário de ciência, tecnologia e inovação, Lucas Mendes de Faria Rosa Soares, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O objetivo foi apresentar o Manifesto Ecossistemas de Minas Gerais, documento colaborativo e resultado de um intenso debate sobre os principais pontos necessários para fortalecer as comunidades de inovação em todo o Estado.

Os pontos destacados no manifesto incluem: a organização de informações sobre os ecossistemas de inovação, a construção de um mapa das comunidades, o desenvolvimento de uma metodologia para avaliar a maturidade das comunidades e a elaboração de um modelo de validação das comunidades perante os governos municipais, estaduais e federal.

(Colaborou Francis Aquino)*

*Coluna produzida em parceria com Francis Aquino, jornalista especializada em Marketing Estratégico, Administração e Gestão da Informação. Presidente do Conselho Inovação
ACMinas. Consultora de transformação cultural e inovação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas