Liderando o mais difícil negócio do mundo

Existe um empreendimento que impõe exigências por uma liderança extremamente refinada.
Nesse empreendimento, o líder é responsável por desenvolver seus liderados em todas as dimensões imagináveis. Precisa conceder oportunidades e desafios, precisa estar atento a tendências e oferecer cursos. Precisa também observar, intervir e dar feedbacks de qualidade. Precisa fazer tudo isso de forma a empoderar seu liderado, cuidando para não afetar demais sua autoestima e sua confiança em si mesmo.
A saúde do liderado é uma preocupação constante do líder de um empreendimento dessa natureza. Não existe um dia de trabalho que seja mais importante do que garantir que a integridade física e mental deste colaborador esteja em ordem. O nível de exigência por desempenho varia em função da possibilidade momentânea do colaborador fazer as entregas esperadas.
Convênios médicos são escolhidos com muito critério, e incluem planos odontológicos e cuidados com a saúde mental.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O dia a dia de trabalho desse líder inclui o olhar para o redemoinho (aquelas atividades que precisam ser realizadas, faça chuva ou faça sol) com a mesma atenção que se olha para os OKRs, as inovações, os aspectos em que o empreendimento precisa se superar. As intervenções do líder estão sempre presentes e devem ser consistentes, coerentes e oportunas.
O negócio em questão passa por vários estágios. Em cada estágio, o líder precisa lidar com demandas fundamentalmente diferentes, às vezes contraditórias com as práticas do estágio anterior. Flexibilidade é uma exigência – não uma escolha – para este líder.
Entre os departamentos que este líder precisa liderar simultaneamente estão: planejamento, operações, suprimentos, finanças, logística, controle de qualidade, comunicação interna, gestão de crises.
Precisa saber delegar: entender quando o colaborador está preparado para assumir novas responsabilidades, orientar e acompanhar, antes de entregar definitivamente a ele a tarefa. De quando em quando, por amostragem, verificar se a coisa não degringolou.
O treinamento para produzir este tipo de liderança é intenso. Apesar de não estar pronto para exercer esse papel tão desafiador, as cobranças são altas. Inclusive dele mesmo. Neste ramo, é impossível argumentar que certos assuntos não estão no seu escopo. Tudo que envolve o empreendimento é de sua responsabilidade.
Os impactos de seu empreendimento na comunidade do entorno sempre terão consequências importantes para o líder. O vínculo pessoal e jurídico é total.
Algumas vezes o líder fica exausto, mas não existem férias de 30 dias ou períodos sabáticos quando se trata dessa função.
Por isso tudo, mães são ótimas candidatas a cargos de liderança (e pais que exercem sua paternidade com a mesma profundidade que as mães, também).
Da próxima vez que pensar em contratar um líder habilidoso, com ampla experiência em liderar, observe as candidaturas das mães. Você provavelmente encontrará líderes completas, maduras, com visão sistêmica, em pessoas que passaram por esse intenso processo de autossuperação.
A todas as mães leitoras, minha profunda admiração. Que vocês tenham, neste domingo e sempre, um dia feliz!
Ouça a rádio de Minas