Pensando o Futuro

O mito do crescimento tecnológico exponencial

É preciso atenção a planos de negócios, business cases, e projeções tecnológicas que tal modelo

Muitas projeções futuras de avanço tecnológico partem do pressuposto de que certas tecnologias avançam “exponencialmente”. De maneira similar, muitas projeções de crescimento de vendas de um produto novo por empresas iniciantes (startups) também usam modelos “exponenciais”.

O problema disso é que crescimento exponencial só existe na matemática. No mundo real, tal crescimento esbarra em algum limitador físico, seja do número existente de consumidores, tamanho de componentes ou acesso a matérias-primas, logística, mão de obra e energia.

Isso fez com que projeções de crescimento tecnológico exponencial do passado se mostrassem inverídicas. E ao mesmo tempo empresas cujos planos de negócios esperavam atingir certos patamares elevados de receitas exponenciais fossem frustrados.

No mundo real o desenvolvimento de uma tecnologia segue regras muito bem exploradas nas últimas décadas, tais como curvas de aprendizado com retornos decrescentes. Tais modelos derivam ou de cálculos baseados nas curvas normais da estatística ou de curvas de modelos diferenciais de sistemas superamortecidos.

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Como não desejo entrar na matemática mais complexa, a melhor forma de explicar é uma curva chamada de ciclo de vida de produto. Normalmente dividida entre quatro fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Tal curva pode ser encontrada em qualquer curso de marketing.

Nas fases de introdução e crescimento a demanda parece se comportar como uma curva exponencial, o que engana muitos investidores, empreendedores, analistas e executivos. Isso ocorre pelo fato de o mercado estar descobrindo um novo produto ou marca.

Um outro modelo que ajuda a entender isso é a curva de adoção que classifica os clientes em cinco grupos: inovadores, adotantes iniciais, maioria inicial, maioria tardia e retardatários. Tal modelo se baseia na curva normal da estatística com porcentagens bem definidas para cada grupo.

No avanço tecnológico o fenômeno é similar, pois um campo de conhecimento é descoberto de maneira análoga a uma curva normal. Isso gera uma curva de conhecimento acumulado que é idêntica a curva acumulada da normal, também chamada de curva em “S”.

Por isso, o leitor deve ter muito cuidado ao analisar planos de negócios, business cases, e projeções tecnológicas que envolvam “crescimento exponencial”. Tais projeções estão necessariamente erradas, e devem ser remodeladas usando a matemática e modelos apropriados.

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