Coluna

Ser grato te diferencia

Ser grato te diferencia
Crédito: Carol Semino

 Você se considera uma pessoa grata? A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador. Ela nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom e a identificar as coisas positivas que acontecem conosco e com as pessoas próximas a nós. Você já parou para agradecer a Deus por tudo que tem? Lendo o meu artigo, você já tem, no mínimo, dois belos motivos para ser grato: estar vivo e poder enxergar!

A gratidão é uma qualidade poderosa e essencial para o bem-estar emocional, mental e até mesmo físico. Seu significado envolve o reconhecimento e a apreciação das coisas boas em nossa vida, sejam elas grandes ou pequenas. Praticar a gratidão é sinônimo de resultados positivos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Fato é que pessoas gratas têm maiores chances de êxito na carreira.

A prática da gratidão está associada a um maior bem-estar mental e emocional. Ela ajuda a reduzir sentimentos de estresse, ansiedade e depressão, muito frequentes em nossos dias; não é verdade? Ao focar nas coisas pelas quais somos gratos, estamos menos propensos a nos concentrar nos aspectos negativos da vida, uma vez que a gratidão promove emoções positivas, aumenta a resiliência emocional e melhora até mesmo a autoestima.

Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, atestou, por meio de suas pesquisas, como a gratidão reduz as emoções tóxicas das pessoas e proporciona o aumento da felicidade. Isso porque, segundo os estudos, ao sermos gratos liberamos um neurotransmissor no organismo conhecido como dopamina, que gera uma onda interna de bem-estar e prazer. Emmons é autor do best-seller “Agradeça e Seja Feliz”!

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ao expressar a gratidão fortalecemos também os relacionamentos interpessoais. Quando demonstramos apreço e somos gratos pelas pessoas importantes em nossas vidas, estamos cultivando uma atmosfera de amor, respeito e conexão. A gratidão também incentiva a reciprocidade, criando um ciclo de positividade e laços afetivos mais estreitos.

Em relação aos benefícios físicos, pesquisas sugerem que, ao praticar a gratidão regularmente, podemos fortalecer o sistema imunológico, reduzir a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e diminuir a incidência de sintomas físicos relacionados ao estresse. A gratidão também pode promover estilos de vida saudáveis, baseados em uma alimentação equilibrada e na prática regular de exercícios.

Se dentro das empresas nos é exigido resiliência, é vital reforçar que a gratidão nos ajuda a enfrentar melhor os desafios da vida. Ao reconhecer as coisas boas que temos, mesmo em tempos difíceis, somos capazes de encontrar motivos para seguir em frente e encontrar soluções para os problemas. Sendo gratos, desenvolvemos uma mentalidade mais positiva, focada nas oportunidades de crescimento e aprendizado que surgem em momentos adversos.

Ao cultivar a gratidão, adotamos uma perspectiva mais positiva e começamos a valorizar o que temos, ao invés de nos concentrarmos no que nos falta. Isso nos permite desfrutar mais plenamente do presente e encontrar beleza nas coisas simples e cotidianas. Cultivamos um senso de contentamento e apreciação, independentemente das circunstâncias externas, e passamos a encontrar alegria nas pequenas coisas, mantendo um estado de felicidade duradoura.

Mas, e você? Se considera uma pessoa grata? Sabe aquele líder que te ensinou algo; aquele par ou mesmo um liderado que te fez ver o mundo de uma forma diferente? Então, você já agradeceu a eles? Como diria William Shakespeare: “A gratidão é o único tesouro dos humildes.” Ser grato te coloca em evidência, te ajuda a se conectar com outras pessoas e ressalta que você é alguém de valor”. Como disse certa vez o escritor Machado de Assis: “A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele de quem o faz.”

E já que a vida é curta – ou um sopro, como sempre falamos, é sempre importante pararmos um momento, durante o dia, simplesmente para agradecer o que temos: a família, a saúde, nosso lar, nosso emprego e, inclusive, nossos desafios. Pois, como diz o ditado: “mar calmo nunca fez um bom marinheiro”. Então, eu te pergunto: pelo o que você é mais grato em sua vida?
 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas