Educação e Negócios

Ajuda da Faculdade SKEMA ao Rio Grande do Sul é exemplo para jovens

Inspiradas por um senso compartilhado de propósito, SKEMA e Vipex, uma empresa de logística, firmaram uma parceria pelos desabrigados do RS

Frequentemente, fala-se sobre como os mais experientes colaboram na formação de jovens líderes. Porém, acredito que a juventude nos ensina a liderar com exemplos virtuosos. Compartilho uma dessas oportunidades que vivenciei frente ao desastre que assola o Rio Grande do Sul, RS.

Temos na Faculdade SKEMA a HOPE, uma associação estudantil global de atuação local, especialmente onde estão sediados nossos campi. Duas integrantes da HOPE em Belo Horizonte me mandaram a seguinte mensagem por e-mail: “Espero que você esteja bem. Estamos escrevendo para chamar sua atenção para uma situação crítica e urgente que requer ação imediata!”

Isabela e Vitória solicitaram que disponibilizássemos um local para armazenar doações para o Sul. As jovens reconheceram a oportunidade de fazer um impacto significativo na comunidade. Inspiradas por um senso compartilhado de propósito, SKEMA e Vipex, uma empresa de logística, firmaram uma parceria pelos desabrigados do RS. Então, as alunas embarcaram em uma missão para divulgar e engajar os alunos da instituição a fazerem doações.

Fiquei impressionada com a iniciativa rápida e organizada do grupo que se mobilizou o mais rápido possível em resposta às necessidades urgentes identificadas para ajudar o povo do Rio Grande do Sul.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em poucos dias, foi desenvolvida uma solução organizada para situação de crise. Com as etapas definidas de sensibilizar, coletar, armazenar e enviar os produtos. As alunas usaram seus contatos pessoais e profissionais para criar uma rede de colaboradores. Assim, conseguiram recolher os alimentos não perecíveis, água potável e ração animal, enquanto a Vipex fornece caminhões e a logística de entrega.

Percebo que a coragem e a impulsividade da juventude são muito positivas para construir essas respostas. Entendo que as contribuições desses jovens, sua energia e seus valores serão sua força em seu futuro profissional. O mundo empresarial, que está em busca de novos talentos, deve se inspirar nas expectativas dessa nova geração, que está adotando posições muito ponderadas, impactantes e exigentes. Liderança é mais que criar consenso dentro de uma organização e estabelecer objetivos. É, acima de tudo, aprender a se unir diante de adversidades nos negócios ou na sociedade.

Tenho a sorte de trabalhar com jovens com fome de aprender, de descobrir novos horizontes, de se desafiar e de acreditar em seu futuro com os outros. Essa consciência social os leva a criar projetos ousados. E eles defendem os projetos, montam equipe de professores e buscam apoio com um vigor admirável. Isso renova os propósitos dos líderes dos programas dentro da instituição e acontece uma troca incrível. Eu me senti assim nessa experiência e convido a todos a apoiarem projetos de liderança jovem.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas