Educação global e inovadora e demandas do mercado de trabalho
O mundo da educação passa por uma revolução, com métodos de ensino tradicionais sendo complementados por abordagens mais dinâmicas e centradas no aluno.
Essa evolução se reflete em cinco pilares fundamentais que guiam uma formação de excelência, preparando os alunos para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em constante transformação.
Entre esses pilares, destacam-se o desenvolvimento de habilidades práticas, o ambiente multicultural, o uso de tecnologias educacionais, o estímulo ao empreendedorismo e inovação, e o ensino responsável e sustentável. Detalho um pouco de cada uma delas para que saibamos como estamos aprendendo hoje.
Aprendizagem centrada no aluno para o desenvolvimento de habilidades
A aprendizagem baseada em competências é um dos pilares da educação moderna. Ela busca preparar os alunos com conhecimento teórico e habilidades práticas deixando estudantes mais preparados para desafios reais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ambiente de aprendizado internacional e multicultural
Proporciona aos alunos uma visão global e local simultaneamente. A colaboração com empresas internacionais e a participação em projetos globais permitem que eles compreendam diferentes contextos econômicos, sociais e culturais.
As tecnologias educacionais (EdTech)
Oferecem uma maior flexibilidade aos alunos, permitindo que eles aprendam em seu próprio ritmo.
Empreendedorismo e Inovação
Ao estimular a criação de soluções inovadoras e promover uma mentalidade de resolução de problemas.
Ensino responsável e sustentável
A ética nos negócios, a responsabilidade corporativa (CSR) e o comportamento ético são ensinados como parte da formação essencial de futuros gestores e líderes.
Departamento de excelência de ensino
É fundamental, pois monitora e implementa a estratégia de ensino da instituição.
Como educadora e gestora, sei que nós devemos preparar para ser aberto para o desconhecimento e saber questionar, aprender, intuir e explorar. Para isso, a educação deve ser dinâmica, prática e ética, preparando os alunos para serem profissionais competentes, inovadores e responsáveis. A matriz curricular precisa ser consistente e a vivência multicultural, transversal aos demais conhecimentos. Assim educamos globalmente e atuamos localmente na Faculdade SKEMA.
Ouça a rádio de Minas