Educação e Negócios

Entender de geopolítica pode ser a alma do negócio

Conhecimento em questão ajuda a compreender as oportunidades e os riscos do comércio internacional

No mundo interconectado de hoje, é essencial que os diretores de empresas e os funcionários em nível de tomada de decisão compreendam as oportunidades e os riscos do comércio internacional.

Para isso, é preciso entender como entrar nesses mercados e aprender como funcionam as relações entre países, entre regiões do mundo, e entre culturas. Saber de geopolítica é primordial. É com base nesse mapeamento que podem ser estabelecidas estratégias de negócios audaciosas e criativas.

Transitar com excelência em um contexto de comércio sem fronteiras exige uma visão aprofundada de outras culturas, de sua história e de seu contexto geográfico. Quando, além do conhecimento teórico, existe a vivência multicultural, a experiência no gerenciamento é elevada. Compreender como se dão as relações de consumo e negócios em culturas diversas requer tempo e habilidades sociais.

Na classificação de 2023 do Índice Global de Inovação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), o Brasil está em primeiro lugar entre os países da América Latina e em 12º lugar no mundo. Assim como a geopolítica exige uma compreensão da história, da cultura, das religiões, e dos recursos físicos e humanos, a geopolítica da inovação exige uma exploração dos processos de inovação em uma dinâmica internacional.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As apostas na dinâmica da inovação são altas, com a guerra econômica entre as grandes potências, os desafios de regulamentar as tecnologias emergentes por motivos éticos, proteção ambiental ou medidas protecionistas de mercado.

Felizmente, para a humanidade, os setores científicos e, em alguns casos, os governos, são capazes de cooperar até certo ponto diante dos desafios climáticos ou, mais recentemente, na descoberta de vacinas durante as pandemias.

Defendo que é preciso ensinar a “gramática” da geopolítica. Aprender por meio de estudos de caso, simulações ou usando temas da atualidade é essencial para aqueles que atuarão nas áreas correlatas.

Porém, acredito que todos precisamos saber acerca da história do desenvolvimento econômico e político do mundo. Isso é uma forma de entender como vivemos globalmente para, de fato, conseguirmos atuar localmente. Desenvolver essa consciência, fomentar esse pensamento crítico e promover a atuação é missão da SKEMA. Acertamos ao escolher Belo Horizonte para crescer.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas