Janeiro Branco: saúde mental também é responsabilidade de educadores e empresários
Todos os anos, desejamos um ano novo melhor e com foco especial na saúde! Nossas reflexões pessoais nos convidam a iniciar práticas pelo bem-estar. O janeiro Branco marca essa necessidade e acena a bandeira branca a nós mesmos.
Mas do que estamos falando? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar que permite que as pessoas atinjam seu potencial, lidem com as dificuldades normais da vida, trabalhem com sucesso e de forma produtiva e sejam capazes de contribuir com a comunidade. Entendo que isso significa preservar seu capital de recursos biológicos, intelectuais e morais para se sentir bem e ser capaz de enfrentar as adversidades da vida.
Alguns dados das avaliações dinâmicas do Panorama da Saúde Mental 2024 apontam as tendências da população brasileira com mais de 16 anos de idade usando o Índice Contínuo de Avaliação da Saúde Mental (ICASM), expresso em uma escala de 0 a 1.000.
No primeiro semestre de 2024, a pontuação média subiu para 682 pontos, em comparação com 640 e 635 em pesquisas anteriores. A pontuação do ICASM para as mulheres foi de 669 pontos – como nas coletas anteriores, inferior à dos homens (695). Em termos de idade, os jovens de 16 a 24 anos continuam a apresentar resultados preocupantes, com o ICASM mais baixo (575) entre as faixas etárias estudadas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Se analisarmos mais de perto os entrevistados que consideram que as redes sociais têm um impacto muito negativo sobre o bem-estar psicológico, essa percepção aumenta de uma média de 10% na população geral para 15% na população mais jovem (16 a 24 anos).
Acredito que tanto as empresas quanto as instituições de ensino têm um papel a desempenhar na prevenção. Nas universidades, por exemplo, workshops interativos podem substituir palestras tradicionais, envolvendo os estudantes em dinâmicas que estimulam reflexão e aprendizado ativo. Além disso, é imprescindível oferecer suporte pedagógico para auxiliar alunos que enfrentam dificuldades.
No âmbito corporativo, a preparação dos líderes para lidar com questões relacionadas à saúde mental é igualmente crucial.
Enfrentamos desafios singulares, como instabilidades geopolíticas e a pressão por performar. Educadores e empresários precisam estar comprometidos em formar e criar espaços rumo à construção de um futuro mais equilibrado e saudável para todos.
Ouça a rádio de Minas