Networking é estratégico na formação de lideranças
Em um mundo cada vez mais conectado, o networking impulsiona carreiras, especialmente no mundo dos negócios. A SKEMA Business School, faculdade internacional, prima pela prática do relacionamento em sua metodologia na formação e na educação corporativa.
Dentro de sua grade curricular, há ainda oportunidades de desenvolvimento de projeto em parceria com empresas e suas lideranças de diversos setores nas cidades onde há campus.
Como educadora, percebo que avançar com confiança em sua carreira, desenvolver constantemente novas habilidades e ser capaz de construir uma rede estratégica são movimentos-chave para o sucesso tanto dos profissionais quanto das organizações em que trabalham.
Sempre alerto nossos alunos que networking não se resume a compartilhar postagens nas redes sociais da web ou ter alguns conhecidos. Trata-se de um movimento organizado da construção de uma rede de contatos em que a reputação do profissional passeia em sua jornada estudantil e profissional.
Ter mestres para colaborar com a elaboração dessa matriz de relacionamento e dos fundamentos para seu sucesso é enriquecedor. Também ajuda ser ativo, participando e engajando em causas que fazem sentido para o negócio e para a comunidade local. Isso significa reservar tempo para dedicar-se aos assuntos e aos contatos estratégicos, já que a superficialidade não rende bons frutos.
A pressão do tempo é, muitas vezes, um fator que pode fazer com que a base do networking sólido seja negligenciada. Aprender a selecionar contatos e a diversificá-los faz de uma simples lista de telefones uma rica possibilidade de soluções. Isso precisa ser aprendido. Promover projetos e workshops para que a comunidade estudantil pratique essas lições é função das instituições de ensino comprometidas.
Percebo que as trocas intergeracionais entre estudantes e profissionais de alto nível e o mercado são uma construção de saber que traz ganhos para o mercado. Aconselho ter à mão um plano de ação com base em suas prioridades, criar seu percurso pessoal, às vezes com uma simples planilha, incluindo nome, cargo, empresa, e-mail, telefone, LinkedIn, local de reunião e anotações.
Uma rede sólida de contatos profissionais desempenha um papel crucial no desenvolvimento de carreiras em diversas áreas porque mantém abertas oportunidades, desde ofertas de emprego até parcerias estratégicas. Portanto, consegue avançar mais e melhor quem consolida bons e verdadeiros relacionamentos em qualquer etapa da carreira. E quanto antes começar, melhor.
Ouça a rádio de Minas