Saúde mental é um pilar estratégico nas organizações
A cultura do direito ao bem-estar emocional no trabalho passou a ocupar lugar de destaque nas decisões estratégicas das organizações mais eficazes. Lideranças que compreendem a importância da saúde mental criam ambientes mais seguros, inclusivos e produtivos.
Essa consciência é mais que uma tendência — é uma responsabilidade prevista inclusive em legislações, como a Norma Regulamentadora nº 1 (NR 1) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Brasil, que estabelece a obrigatoriedade da avaliação e gerenciamento de riscos psicossociais e da promoção da saúde no ambiente de trabalho. E tem prazo de um ano para ser implementada.
A norma reforça que riscos à saúde mental devem ser tratados com a mesma seriedade que riscos físicos. Nesse cenário, penso que precisamos construir uma formação de lideranças verdadeiramente comprometida em criar políticas efetivas que promovam ambientes laborais com a prática da escuta, a empatia e a resiliência como pilares estratégicos nas corporações. Vejo que o desafio é mais que identificar problemas, mas antecipá-los, estabelecendo ações organizadas, sólidas, permanentes e preventivas.
Na SKEMA Business School adotamos uma abordagem integrada de cuidado com alunos, professores e colaboradores. Instituímos um serviço de apoio psicológico gratuito, disponível em diversos idiomas, que respeita o sigilo e a diversidade cultural de nossa comunidade internacional. Promovemos também campanhas regulares de conscientização, semanas de bem-estar e treinamentos específicos para gestores identificarem sinais de estresse ou sofrimento psíquico.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Em 2023, implementamos um protocolo interno baseado em critérios da Organização Mundial da Saúde para lidar com crises emocionais, garantindo resposta rápida e acolhedora. Além disso, nossos programas acadêmicos incentivam o desenvolvimento da inteligência emocional como competência essencial de liderança.
Entendo que a obrigatoriedade posta em lei favorece a implantação e a revisão de práticas já adotadas nas empresas. Na SKEMA, reafirmamos nosso compromisso com uma educação voltada para a formação de líderes humanos, éticos e atentos às dimensões subjetivas do trabalho. Entendemos que assim conseguiremos construir um mundo melhor em que o cuidado com a saúde mental seja valorizado e receba investimentos pela longevidade organizacional e bem comum.
Ouça a rádio de Minas