Educação e Negócios

Transformação social e ensino de qualidade a distância: formar pensadores exige mais que vídeos produzidos e conteúdo distribuído

Infelizmente, o mercado da educação remota ou híbrida nem sempre está comprometido com a qualidade

É certo que o Ensino a distância (EaD) oferece acesso a uma gama mais ampla de educação, graças ao fato de estar disponível praticamente sem restrições geográficas ou, em alguns casos, de tempo.

Uma das virtudes dessa ambição promissora é a conscientização sobre o conhecimento adquirido e aplicá-lo na prática profissional e cívica. É claro que, infelizmente, o mercado da educação remota ou híbrida nem sempre está comprometido com a qualidade. Promover o conhecimento e formar pensadores exige mais que apenas vídeos produzidos e conteúdo disponibilizado para o maior número possível de pessoas.

Sabemos que essa democratização do ensino superior pode ser uma cilada quando o conteúdo fornecido não é suficientemente consistente e, não raro, o aluno ficar vagando sozinho em plataformas educacionais sem qualidade.

Por outro lado, ao construir toda uma cadeia de valor desenhada e adaptada para um público localizado em regiões remotas, em situações de mobilidade reduzida por diversos motivos – desde problemas de saúde até razões familiares e financeiras – o ensino a distância torna-se um passaporte de ascensão social.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Esses modelos voltados para a excelência ainda são raros, se não inexistentes, quando olhamos para estudos longos como a Graduação em Administração. Nesse modelo, se o aluno não tiver uma experiência de aprendizado rica, ele terá todas as oportunidades de parar durante o curso.

Atualmente, novas formas de comunicação estão possibilitando a criação de vínculos e, em última instância, o conhecimento mútuo para que vocês possam discutir seus projetos. E uma formação EaD de qualidade favorece conexões e relacionamento por meio de diversos canais.

É importante reconhecer que a digitalização já foi totalmente integrada e, além disso, há a obrigação de trabalhar de forma autônoma para respeitar os componentes da vida profissional e pessoal, sem perder o foco do projeto inicial que motivou a inscrição em um longo curso de treinamento.

Para isso, a EaD deve enfrentar desafios extra-acadêmicos, como dar aos alunos acesso à tecnologia digital. Isso também faz parte das ambições de oportunidades iguais para todos, envolvendo diferentes partes interessadas da sociedade.

A Faculdade SKEMA no Brasil lançou seu EaD em administração que começa em 2025. O Ministério da Educação pretende revisar as normas que regem o ensino a distância com o objetivo de não minimizar os riscos do ensino remoto como um “El Dorado” sem regras e com altos lucros. Na SKEMA, estamos preparados para fazer esta oferta com máxima qualidade e compromisso integral com a educação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas