Viver em Voz Alta

No dia 30 de outubro, na Fundação Torino

Referência nacional de ensino de qualidade, a Fundação Torino mantém, há alguns anos, o importante projeto literário “Divinas Conversas”, sempre aberto ao público e com entrada franca. Dele já participaram nomes como Marina Colasanti, Antônio Prata, Geraldo Carneiro e Mia Couto. Na atual temporada, sob minha curadoria, a programação foi aberta com palestra da professora Fabiane Secches sobre a obra da italiana Elena Ferrante. Diante de auditório repleto, ela discorreu com brilho a respeito dos principais livros da misteriosa autora, cuja verdadeira identidade é até hoje mantida em sigilo.

Em seguida, foi a vez de Caetano Galindo, da Universidade Federal do Paraná, um dos mais destacados linguistas brasileiros, além de festejado tradutor (é de Caetano a excelente versão para o português do clássico “Ulysses”, do irlandês James Joyce”, publicada no País pela Companhia das Letras, com ilustrações de Robert Motherwell). Com base em seu ótimo “Latim em pó” (Companhia das Letras, 232 páginas), ele falou sobre a trajetória da língua portuguesa, desde as suas origens e a sua evolução até as influências que sofreu ao longo dos séculos, em diferentes momentos históricos, como a invasão da Península Ibérica pelos árabes e a sua reconquista pelos reis católicos espanhóis, sem esquecer do ciclo das grandes navegações marítimas empreendidas por Portugal, que levaram o idioma ao então chamado ‘Novo Mundo’. Em prosa agradável, leve, envolvente e divertida, o professor ainda abordou a marcante influência dos negros escravizados na consolidação do português tal como o conhecemos hoje.

No próximo dia 30, segunda-feira, às 19h30, o convidado é Antônio Carlos Secchin, professor emérito da UFRJ e atual ocupante da cadeira de número dezenove da Academia Brasileira de Letras, onde é o secretário-geral. Poeta, ensaísta e crítico literário, ele escreveu, entre vários outros, “Papéis de poesia: Drummond & mais”, de 2014, e “Papéis de poesia II”, lançado em 2022, a que se seguiu “Papéis de prosa: Machado & mais”, de 2023. No evento, ele dará uma ‘aula master’ sobre o poeta itabirano, que completaria cento e vinte e um anos em 31 de outubro. Intitulada “Um encontro: Drummond, o Poeta, e Carlos, o menino”, a conferência terá como eixo os versos de “Infância”, publicado no livro de estreia do escritor, “Alguma poesia”, de 1930, e presenteará a plateia com reflexão complexa e refinada sobre o legado drummondiano, um dos patrimônios mais valiosos da cultura de Minas Gerais e do Brasil. Você não pode perder!

Concebido para reiterar o apreço da Fundação Torino pela Literatura e a firme crença em seu poder civilizatório, “Divinas Conversas” permanece, igualmente, fiel à outra de suas valiosas intenções, qual seja, a de democratizar e popularizar a reflexão e os diálogos em torno da produção literária, um dos rastros encantados da humanidade em sua longa marcha sobre a Terra.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Se vivemos hoje num planeta que ainda se deixa consumir por guerras insanas e fratricidas, nada mais útil e necessário que recuperar a potência curativa e redentora da arte, fenômeno capaz de alterar consciências e de alargar horizontes. Quem sabe não caminhamos pelo menos alguns modestos passos em direção à paz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas