Opinião

Comitês Temáticos nas empresas

Comitês Temáticos nas empresas
Crédito: Freepik

A construção de um melhor ambiente de negócios, com empresas bem governadas e geridas, passa por modelos de gestão e de governança profissionais e confiáveis, ajustados ao porte e história de cada empresa ou organização. Ainda assim, é curioso constatar que permanece atual o desafio de mostrar que também empresas de menor porte precisam e devem contar com sistemas de governança especialmente desenhados para suas necessidades e capacidade de implementação e investimento. Ao mesmo tempo, profissionais de governança, qualificados e preparados – nem sempre encontram caminhos para mostrar seus conhecimentos e capacidade de trabalho a donos, acionistas ou cotistas – e participarem da construção desta caminhada de governança, rumo a melhores resultados e longevidade. Como fechar este “gap”?

Em uma reflexão anterior, enfatizamos que a criação de um Conselho Consultivo pode ser mais do que um ponto de partida, mas também um objetivo valioso para empresas de menor porte. Neste artigo, queremos explorar alternativas adicionais para a jornada de governança e gestão de empresas de menor porte, destacando a oportunidade de criação de comitês temáticos diretamente ligados aos acionistas ou donos.

Empresas brasileiras de menor porte, particularmente as empresas do tipo Ltda, enfrentam desafios empresariais crescentes e a sobrevivência dos seus negócios é uma preocupação permanente. Assim, seus sócios e diretores precisam constantemente reinventar-se, buscar novas práticas, novos processos, reduzir custos, aumentar receitas e obter financiamentos mais adequados. O momento requer sempre muita atenção e mudar a forma de gerir a empresa torna-se uma necessidade e não mais uma opção. É também uma oportunidade para se fortalecer e tornar-se melhor no seu segmento de atuação.

É bastante favorável quando a própria administração da empresa reconhece que não está totalmente preparada para propor as melhores soluções para o seu negócio. É preciso captar mais informações, identificar onde e como mudar, conhecer outras experiências bem-sucedidas do mercado e propor reparos aos erros que provavelmente possam estar acontecendo na empresa.

As empresas Ltda que na maioria das vezes não contam com um Conselho de Administração ou um Conselho Consultivo podem inicialmente optar pela criação de Comitês Temáticos de assessoramento aos sócios e diretores. Isso contribuirá para o desempenho da empresa, desencadeando uma mudança na forma de geri-la. Os sócios precisam de ajuda para garantir que a companhia atue de forma mais lucrativa, moderna e utilize melhores práticas de governança que a diferencie de forma positiva junto aos seus clientes, colaboradores e fornecedores.

A função de um Comitê Temático é propor soluções para questões específicas em agendas nas quais os administradores da empresa não possuem tanta experiência para tanto. Muitas vezes tais gestores estão empenhados nas tarefas cotidianas e precisam de ajuda para propor ações inovadoras e transformadoras. Os assuntos específicos tratados nos Comitês consideram uma profundidade maior de análise, algo que os sócios e diretores podem não ter tempo ou mesmo não serem capazes de realizar.

Os membros de um Comitê não deliberam e não decidem sobre as soluções propostas. Esse papel pertence aos administradores da empresa. Os Comitês fornecem aos gestores da empresa um conteúdo diferenciado que pode possibilitar tomadas de decisão mais ágeis, confiáveis e precisas.

Dentre os Comitês Temáticos, ou também chamados Comitês Facilitadores, destacamos aqueles criados com maior frequência: Auditoria, Pessoas e Recursos Humanos, Estratégia, Governança, Sucessão, Investimentos, Financiamentos, Riscos – dentre outros.

É importante destacar que cada Comitê é formado por profissionais especialistas no âmbito de atuação. Ter membros com reconhecimento técnico comprovado e com uma visão ampliada que agregue valor ao negócio é fundamental para o sucesso de seus trabalhos.

Assim, ao mesmo tempo – percebe-se a oportunidade de trabalho para a comunidade de Conselheiros Certificados, reconhecidos pelo IBGC e por outras instituições, que poderão contribuir e atuar com suas experiências nesses Comitês de empresas Ltda.

Os membros de Comitês poderão atuar de forma mais próxima aos gestores e donos e com suas entregas e resultados – gerando confiança ao longo do tempo. O trabalho dos Comitês é mais duradouro e este relacionamento tende a ser mais contínuo e em muitos casos uma solução menos onerosa.

Outra vantagem é que os membros de um Comitê, caso necessário, podem ser substituídos a qualquer momento, sem um vínculo mínimo de anos no exercício de suas funções.

Os Comitês para empresas Ltda usualmente são formados por 3 (três) membros, sendo que um dos membros deverá ter uma experiência comprovada no escopo do Comitê. Reitera-se a vantagem de contar com profissionais certificados, que também conhecem com maior profundidade os conceitos de governança corporativa.

A periodicidade das reuniões dos Comitês dependerá da relevância, urgência e importância dos assuntos a serem tratados. Reuniões mensais são mais usuais. Também será importante a empresa ter um Regimento Interno do Comitê para estabelecer os objetivos e regras de atuação do mesmo.

A implantação de melhores práticas de governança em empresas Ltda, iniciando-se pela criação de Comitês, faz parte desse conjunto de ações que podem trazer excelentes resultados para a empresa. O mercado tem oferta variada de qualificados Conselheiros Certificados e muitos deles estão disponíveis para essa missão de agregar valor aos negócios dos sócios com atuações em Comitês.

Assim, vale o nosso alerta e convite aos proprietários e administradores de empresas Ltda: considerem a alternativa de implantação de Comitês Temáticos na sua empresa. Um passo relevante e urgente – que pode fazer a diferença para a continuidade de seus negócios.

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