Como manter um time unido a distância?

Liderar não é simples nem fácil. Quando a empresa possui funcionários que trabalham a distância, parece ser uma tarefa ainda mais desafiadora. Isso porque a falta da presença física, da interação pessoal e do “olho no olho” podem causar alguns mal entendidos. No entanto, diante de tudo o que tem acontecido nos últimos quase dois anos, desde o início da pandemia da Covid-19, essa é a realidade de muitas organizações, que foram forçadas a instaurar o modelo de home office e o mantêm até hoje. Esse sistema, inclusive, veio para ficar, na maioria dos casos. Apesar dos times continuarem a produzir eficientemente, a prática acompanha grandes desafios, e um deles é como engajar equipes a distância.
Nesse cenário, quem é líder precisa desenvolver uma boa estratégia para motivar e liderar profissionais que estão trabalhando em casa, a fim de manter todos alinhados à cultura e aos interesses da organização. Claro, para isso, é possível utilizar a tecnologia a seu favor. Não à toa, as plataformas digitais, como Zoom, Teams, Google Meet, entre outras, ganharam relevância ainda maior durante o período de isolamento social. Porém, muito além dos mecanismos digitais, o papel do líder é fundamental nesse processo, seja presencialmente, seja on-line, por meio de ações que sejam eficientes para engajar.
Em primeiro lugar, os relacionamentos entre líderes e liderados devem ter proximidade e sintonia. Se a relação for superficial, tenha certeza de que será muito mais difícil alcançar os resultados. Aqui, é importante lembrar que a liderança ocorre independentemente da proximidade entre os indivíduos, já que muitos gestores podem estar na mesma sala ou no mesmo andar que seus liderados, sem exercer influência alguma sobre eles.
Então, para estreitar esses laços, é vital ter empatia. Sabe por quê? É simples: quando nos colocamos no lugar do outro, sentimos a dor ou o entusiasmo do outro, conseguimos estabelecer um vínculo e fortalecer o relacionamento, tanto pessoal, quanto profissional. Um líder empático é mais saudável para a equipe e mais produtivo para a empresa, pois, ao compreender e partilhar as emoções com seu colaborador, mais comprometimento dos liderados ele conseguirá.
Essa postura também contribuirá para conhecer melhor os colaboradores e reconhecer a individualidade de cada profissional da equipe, bem como entender o que o motiva ou não, sempre com uma relação saudável, de troca e respeito. Vivemos em um mundo onde cocriação e colaboração são muito importantes. Portanto, se conectar com pessoas de perfis distintos irá contribuir – e muito – em sua carreira. No caso do líder, é necessário colocar-se à disposição do time para que os resultados sejam alcançados, a partir do melhor desempenho de cada um. Assim, a empresa, como um todo, garantirá uma boa entrega. E eu te pergunto: como fazer isso sem empatia? É absolutamente impossível, especialmente estando a distância!
Outro aspecto importante é que o indivíduo em posição de liderança deve ser capaz de manter a calma em situações complicadas, emotivas ou estressantes. Pessoas são diversas, e o ambiente de trabalho reflete diretamente isso. Quando o gestor respeita essas individualidades e sabe somar os diferentes talentos, todo mundo sai ganhando e a produtividade aumenta de modo considerável. Por mais tecnológica que seja uma corporação, quem entrega os resultados são as pessoas. Logo, é primordial que os líderes invistam tempo para conhecer seus liderados. Somente dessa forma, conseguirão identificar as habilidades e potencializar as competências do seu time.
Nesses novos tempos, a empresa que não mais ofertar o modelo home office – ou, pelo menos, o formato híbrido – corre o risco de perder os melhores talentos, pois isso poderá afetar a retenção deles. Segundo estudo da Zoro, 72% dos profissionais enxergam os benefícios corporativos como um incentivo que gera satisfação no trabalho. Isso, claro, impacta a produtividade individual. E a opção de atuar remotamente está na lista dos desejos de boa parte das pessoas atualmente. Assim, as lideranças precisam estar atentas a essas estratégias mencionadas aqui para melhor gerir seus times. Em meio à correria do dia a dia, é essencial estar atento para não ligar o “piloto automático”, direcionando constantes tarefas e demandas, cobrando apenas performance dos liderados. Dê também feedbacks constantes e transparentes, valorizando o trabalho de todos e direcionando para a melhoria, sempre que necessário.
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