Opinião

Como potencializar a retenção de clientes no e-commerce

Ter uma experiência positiva do começo ao fim não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade
Como potencializar a retenção de clientes no e-commerce
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Mais importante do que conquistar novos clientes para uma loja online é fidelizar os usuários e transformá-los em consumidores assíduos. É claro que, na prática, esse não é um processo tão fácil assim, mas é crucial para o sucesso do seu negócio quando pensamos a longo prazo.

Afinal de contas, é muito mais custoso conquistar novos clientes do que manter os existentes. Focar em estratégias eficazes de retenção com certeza vai colaborar com o crescimento sustentável da sua loja virtual. Nesse artigo, vou explorar cinco táticas que você pode adotar em sua loja online para potencializar a retenção de clientes.

Foque na experiência de compra

Se você tem um negócio online, provavelmente já ouviu falar sobre a experiência de compra do cliente. Esse assunto ficou em evidência nos últimos meses e é uma tendência bem forte do mercado.

Com os clientes cada vez mais exigentes, ter uma experiência positiva do começo ao fim não é um diferencial, mas sim uma necessidade. Isso inclui uma boa navegação no site, recomendações de produtos, e-mails segmentados com sugestões de ofertas relevantes, um atendimento pós-venda mais próximo dos consumidores, entre várias outras estratégias essenciais.

Ter um cliente satisfeito com o processo de compra em sua loja virtual é uma notícia excelente, então, poderia ser interessante pedir ou incentivar que esse cliente compartilhe sua compra nas redes sociais, oferecendo um cupom de desconto exclusivo. Assim, além de realizar uma divulgação orgânica do seu negócio com o relato positivo da experiência, pode atrair possíveis clientes.

A importância do atendimento ao consumidor

Um grande diferencial para manter os clientes satisfeitos e fiéis à sua marca é oferecer um excelente atendimento. Sempre responda prontamente às dúvidas e preocupações que surgirem, esteja disponível por meio de múltiplos canais de comunicação (como chat ao vivo, e-mail e redes sociais) e busque resolver problemas de forma rápida e eficaz. Clientes que se sentem valorizados e ouvidos tendem a voltar para mais compras.

Não se engane, toda loja online enfrenta problemas uma hora ou outra, seja um produto extraviado, quebrado, trocado ou algo do tipo, o importante é como você vai resolver essa situação. Não encare esses acontecimentos como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade de conquistar os usuários.

Fortaleça a sua presença via e-mails:

Muitos lojistas não acreditam no potencial do e-mail marketing, mas essa continua sendo uma ferramenta poderosa para conquistar e reter clientes. Elabore e-mails personalizados com base no comportamento de compra do cliente, envie e-mails de agradecimento pós-compra, recomendações de produtos relacionados e lembretes de carrinho abandonado.

Você também pode manter os clientes informados sobre ofertas especiais, lançamentos de produtos e datas especiais na loja, mantendo sempre a sua marca em destaque para que não a esqueçam. Dica extra: as pessoas adoram receber um cupom de desconto especial no dia do seu aniversário.

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Programas de fidelidade e incentivos:

Está na natureza humana buscar algum incentivo ou recompensa imediata para fazer tal ação. Por que não aplicar isso na sua loja? Os programas de fidelidade são uma maneira eficaz de incentivar a repetição de compras e promover a lealdade dos clientes.

Por exemplo, a cada três compras efetuadas, o cliente ganha um brinde ou um cupom de desconto exclusivo. Use a criatividade, ofereça descontos, pontos de recompensa ou acesso a pré-vendas exclusivas para clientes fiéis. Você também pode incentivar os consumidores a compartilharem suas compras nas redes sociais, como mencionado anteriormente. Isso constrói um grande valor para a marca e faz o cliente se conectar mais com sua marca.

Otimize sua loja virtual

Para que as pessoas sintam vontade de comprar novamente, o site precisa ser otimizado, ou seja, ele deve ser fácil de navegar, rápido para carregar e otimizado para dispositivos móveis. Considere que a maioria dos clientes realiza as compras pelo celular. Muitos deles podem utilizar dados móveis; por isso, é importante que sua loja seja acessível para esse público.

Facilite o processo de compra, oferecendo várias opções de pagamento e um processo de checkout simples e intuitivo. Além disso, incentive a interação dos clientes por meio de avaliações, avaliações de produtos e seções de comentários.

Potencializar a retenção de clientes na sua loja online é essencial para garantir o crescimento e o sucesso contínuo do seu e-commerce. Ao seguir essas estratégias e insights apontadas, você estará no caminho certo para construir uma base sólida de clientes leais e aumentar a longevidade da sua operação.

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