Opinião

Comunicação com maturidade é fundamental

Comunicação com maturidade é fundamental

Uma das habilidades mais importantes hoje na vida das pessoas é a comunicação, aplicada tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, pois ela é a forma com a qual nos conectamos e interagimos com as demais pessoas. E evidentemente para que a comunicação tenha qualidade e seja assertiva, podemos seguir algumas dicas infalíveis.

No ambiente corporativo, falhas na comunicação entre o gestor e a equipe podem gerar inúmeros problemas de entendimento e de execução de demandas, além de inclusive gerar prejuízos financeiros. E aqueles – líderes ou liderados – que não sabem se comunicar com eficiência, é provável que, brevemente, poderão estar nas próximas listas de demissões, se já não foram demitidos.

Uma coisa é certa: os colaboradores precisam de instruções precisas sobre suas tarefas, como executá-las em tempo hábil e, principalmente, saber o que é prioridade e o que pode ser executado com mais tempo. Da mesma forma, os liderados precisam ir em busca das informações, melhorando cada vez mais suas entregas. A curiosidade sobre os projetos, que era mais frequente nas gerações mais novas, hoje é presente em vários colaboradores – muitos querem e precisam conhecer o porquê, ou seja, o motivo daquela atividade, ação ou projeto e como isso vai impactar no todo da empresa. Sendo assim, você consegue perceber o poder da comunicação eficiente?

Se a comunicação não flui, o resultado pode ser perda de tempo e de produtividade, o que gera prejuízos. Cabe às lideranças comunicar e se certificarem de que a mensagem foi compreendida. Nunca pressuponha que o outro entendeu. Fazer verificações durante a comunicação é essencial. Algo como: “Você entendeu?”, “Resume para mim o que acabamos de acordar?”. Dessa forma, você garantirá que o que foi informado ou solicitado será cumprido ou, no mínimo, foi assimilado. Se isso não ocorrer, você pode achar que o outro absorveu a mensagem e, quando tiver que entregar a demanda, por exemplo, se estiver errada, terá que refazê-la. Isso levará mais tempo que o necessário, impactando a entrega final.

Comunicação fluida precisa ser exercitada por todos os colaboradores da companhia – do presidente ao estagiário. Usualmente, os maiores problemas na empresa começam com erros de comunicação. Para melhorá-la, cada vez mais, é preciso ler e se inteirar de assuntos atuais, correntes e tendências. Isso lhe dará repertório, melhor vocabulário e mais segurança quando for expor e defender suas ideias, dentro ou fora da empresa. Outra dica é não ter medo de perguntar. Ficou com qualquer dúvida, pergunte! É assim que você cresce no conhecimento e amplia suas competências e habilidades.

Ainda no âmbito da comunicação, você já reparou como os problemas, muitas vezes, começam a surgir no final do expediente, usualmente depois de um dia cheio e desafiador? E quase sempre estes problemas chegam por e-mail; não é verdade? Por isso, é preciso cautela e, sobretudo, controle emocional neste momento. Talvez possa ser prudente ler o e-mail, ir para casa, refletir, descansar e dormir, para apenas no dia seguinte responder. Em muitos casos, este mesmo procedimento deve ser adotado para mensagens de WhatsApp. Muitas vezes, na ansiedade de dar uma resposta, podemos nos posicionar de forma inadequada, afetando nosso maior patrimônio: a nossa credibilidade.

Provavelmente, ao ler o e-mail ou a mensagem do WhatsApp novamente, você consiga ter clareza sobre novos caminhos a serem seguidos ou mesmo perceba que o problema não é tão grande assim. Agir por impulso, além de colocar em risco sua credibilidade por ser percebido como alguém intempestivo, pode arranhar sua imagem no ambiente corporativo. Especialmente por e-mail, o risco de uma má interpretação por quem o lê é enorme. Então, escrever a resposta com a “cabeça fria” pode te ajudar nessa construção – e isso também é comunicação eficiente!

 Cada vez mais lidamos com contextos desafiadores em um mercado em constantes mudanças. O cliente exige prazos cada vez menores de entregas, e as lideranças, em seus compromissos com os resultados, nem sempre conseguem calibrar o nível de cobrança. Portanto, controle emocional é vital para quem quer sempre ganhar destaque e relevância nas empresas.

 Aproveito a oportunidade do tema para lhe dar um conselho: sempre releia seus e-mails, pois é muito frequente eu ler textos com erros de português, concordância ou até mesmo um gap de sequência lógica, o que dificulta a interpretação do que está sendo dito. Lembre-se de que saber se comunicar é algo essencial para qualquer profissional, independentemente do cargo que ocupa. Como sempre, somos avaliados por aqueles que estão em nosso círculo de relacionamento, as pessoas vão construindo nossa imagem pouco a pouco. Então, todo cuidado é fundamental, concorda?

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas