Opinião

Comunicação e espiritualidade na carreira

Comunicação e espiritualidade na carreira

Um dos desafios mais relevantes dentro das empresas é o alinhamento de expectativas, pois, com base nele, podem ser gerados grandes resultados com menos desgastes, especialmente por ser um ambiente com pessoas muito diferentes trabalhando para chegarem ao mesmo objetivo. Como digo constantemente, “o combinado não é caro nem barato; é o combinado”. E isso é válido não apenas para o âmbito profissional, mas também pessoal. Vamos lembrar que cada um de nós tem expectativas distintas em relação a diversos assuntos. Se não houver um momento para sentar e entender os anseios dos demais, as chances de ruídos e insucesso na entrega de algo aumentam consideravelmente.

Já é sabido que o maior problema dentro das empresas é a falta de comunicação, que precisa ser sempre clara, transparente e direta. Aliás, se você, que me lê por aqui, quer ser um líder eficiente, saiba que se comunicar bem é um item básico entre as competências e habilidades profissionais. Parece simples e até mesmo clichê dizer isso, mas eu mesmo conheço várias lideranças que têm graves problemas de comunicação. Por causa disso, atrapalham o bom desempenho da companhia.

Ao assumir um novo projeto onde você trabalha, uma nova oportunidade de emprego ou uma demanda do cliente, é primordial que entenda o que está sendo requerido. Nesse sentido, deve-se assimilar, de forma clara, o que precisa entregar, em qual prazo, com qual qualidade e demais pontos esperados. Uma simples conversa de alinhamento pode evitar atrasos, transtornos, retrabalhos e até custos desnecessários, além de preservar a sua credibilidade, algo fundamental no âmbito empresarial.

Ao entender detalhadamente a demanda, você vai compreender se tem tudo em mãos para atender à solicitação. Caso contrário, será necessário expor seu ponto de vista e iniciar as negociações, seja de prazo, seja de custos ou mesmo de quantidade de pessoas envolvidas na execução da tarefa. Comunicar sempre foi e sempre será essencial, então ao receber a próxima demanda, não se esqueça de alinhar as expectativas.

Tal qual a comunicação, a espiritualidade também é parte importante do sucesso da vida profissional e fundamental na busca por equilíbrio entre o corpo, a alma e o espírito. Hoje em dia, as empresas procuram pessoas com alto nível de inteligência emocional, e essa característica está conectada à espiritualidade. Entenda que não se trata de adotar uma religião específica – espiritualidade não significa crenças ou dogmas religiosos.

Quando uma pessoa concentra atenção e ação em valores como solidariedade, amor, ética, verdade, igualdade, respeito à vida, à liberdade de escolhas e tantos outros, está no horizonte da espiritualidade, comum a quase todas as tradições religiosas e uma questão cada vez mais valorizada no ambiente corporativo. Levar as bases da espiritualidade para dentro da organização é inserir procedimentos éticos e morais, que, na verdade, não deveriam sequer estar dissociados dos negócios, métodos e procedimentos de nenhuma companhia. Assim como não deveria ser possível separar essas características em um indivíduo.

E aí você me pergunta: em que a espiritualidade pode contribuir para a carreira das pessoas? É simples: quando o profissional eleva seu nível de consciência, ele também cria um diferencial de atuação no mercado de trabalho, conseguindo conviver com as diferentes posturas e atitudes das pessoas de forma mais madura e segura. Se cada vez mais lidamos com diversidade dentro das empresas, ou seja, com colaboradores que apresentam valores, repertórios e personalidades diferentes, isso é essencial. E como nos expressamos sempre? Por meio da comunicação.

Atualmente, é muito comum vermos grandes executivos buscando incorporar em suas vidas opções para melhorar o seu lado interior, por meio da meditação, participando de acampamentos, retiros e fazendo uma reflexão sobre o verdadeiro sentido de suas funções e, principalmente, a clareza dos resultados buscados. Em tudo, é preciso equilíbrio, especialmente entre o “ter” e o “ser”. Então, para desenvolver uma carreira de sucesso, em que seu trabalho esteja alinhado com sua missão, seus talentos e sua vocação, é necessário pensar também no “ser” e desenvolver seus valores e pensamentos em harmonia com os da empresa. Coincidência ou não, a maturidade emocional da pessoa espiritualizada é bem maior, e isso a ajuda a lidar com as adversidades do dia a dia de maneira mais tranquila e com resultados mais positivos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas