Opinião

Comunicação ineficiente gera prejuízos

Comunicação ineficiente gera prejuízos
Crédito: Divulgação

Se você é um profissional que quer ter êxito na carreira e assumir posições de destaque, um aspecto com o qual precisa se preocupar constantemente é com a sua comunicação verbal. É por meio dela que você vai construir sua imagem, sua credibilidade e a forma como será percebido pelas outras pessoas. Tenho certeza de que você já passou por uma situação na qual, durante uma conversa, só a outra pessoa falava, dominando o assunto. Ou mesmo conviveu com alguém que, para toda pergunta, demorava a dar uma resposta que poderia ser bem objetiva.

Uma das habilidades mais importantes hoje na vida das pessoas é a comunicação. Afinal, como devemos interagir com o outro? Evidentemente, para que isso ocorra com qualidade, existem algumas dicas infalíveis. No ambiente corporativo, falhas na comunicação entre o gestor e a equipe podem gerar inúmeros problemas de entendimento e de execução. E aqueles líderes que não sabem se comunicar com eficiência, com certeza, poderão estar nas próximas listas de demissões, se já não foram desligados. Mas não se engane, pois não é apenas o líder que precisa dominar técnicas de uma boa comunicação. Independentemente do nível hierárquico que você exerça, se você não estiver atento a isso, poderá ter sua carreira impactada.

Atuando como headhunter, o famoso “caça talentos”, em processos seletivos de executivos que conduzo na Prime Talent, diversas são as vezes em que faço uma pergunta e o profissional, em vez de responder de forma objetiva, concisa e direta, consegue ir lá quando Deus criou o mundo, passando pela construção da Arca de Noé, até chegar aos dias atuais. Além de ser péssimo, fica parecendo que a pessoa não ouviu o que foi perguntado. Evidentemente, esse tipo de candidato, pelo menos comigo, não vai para as próximas etapas do processo seletivo. Isso porque, quase sempre, é o mesmo profissional prolixo dentro da empresa, que delonga as entregas de suas demandas.

Portanto, saber se expressar de maneira objetiva e clara é essencial para emplacar ideias, convencer clientes e, principalmente, liderar. Mas e você, é prolixo? Quando fala, as pessoas desviam os olhos, mudam de assunto, te interrompem ou pedem com frequência para explicar melhor o que diz? Se sim, no mínimo, você é prolixo! Minha recomendação é que se policie, seja mais direto e busque adotar uma comunicação adequada.

Na nova era de globalização, onde a palavra de ordem é “para ontem”, o tempo se tornou o bem mais precioso dos profissionais e das empresas. Assim, todos precisam compreender que, por vezes, muito tempo é desperdiçado com assuntos desnecessários e temas de pouca relevância. Para que perder horas explicando uma situação, escrevendo um texto longo ou conduzindo aquelas cansativas reuniões, se é possível ser conciso e atingir o público de maneira mais eficaz?

Uma coisa é certa: os colaboradores precisam de instruções precisas sobre quais são suas tarefas, como devem executá-las em tempo hábil e, principalmente, saber o que é prioridade e o que não é. Além disso, as gerações mais novas querem conhecer o porquê, ou seja, o motivo daquela atividade, ação ou projeto e como isso vai impactar no todo da empresa.

Se a comunicação não flui, o resultado pode ser perda de tempo e de produtividade, o que gera prejuízos. Cabe às lideranças e aos liderados comunicarem e se certificarem de que a mensagem foi compreendida pela outra pessoa. Nunca pressuponha que o outro entendeu. Fazer verificações durante a comunicação é essencial. Algo como: “Você entendeu?”, “Resume para mim o que acabamos de acordar?”. Dessa forma, você garantirá que o que foi informado ou solicitado será cumprido ou, no mínimo, assimilado. Se isso não ocorrer, você pode achar que o outro absorveu a mensagem e, quando tiver que entregar uma demanda, por exemplo, se estiver errada, terá que refazer. Isso levará mais tempo que o necessário e pode, inclusive, impactar a entrega ao seu cliente.

Comunicação fluida é algo que precisa estar alinhado com todos os colaboradores – do presidente ao estagiário. Usualmente, os maiores problemas na empresa começam com erros de comunicação. E, claro, para melhorá-la cada vez mais, é preciso ler e se inteirar de assuntos correntes, bem como tendências. Isso lhe dará repertório, melhor vocabulário e uma melhor forma de como expor e defender suas ideias, dentro ou fora da empresa. Pense nisso!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas