Opinião

Consumidor: a razão de o comércio existir

Consumidor: a razão de o comércio existir
Crédito: REUTERS/Mark Makela

Todos nós sabemos a reviravolta que a pandemia de Covid-19 provocou em nossas vidas. Nos setores de comércio e serviços o impacto da crise ainda é sentido pelos lojistas e empreendedores. Como as vendas ainda não alcançaram o patamar pré-pandemia, todas as datas comemorativas devem ser aproveitadas pelos comerciantes para tentar amenizar os prejuízos. E, claro, este Dia Mundial do Consumidor não será diferente.

Esta será a primeira data comemorativa de vendas após o avanço da imunização, real controle da pandemia no País e funcionamento do comércio em tempo integral. E mais: pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, revelou que 68% dos consumidores vão aproveitar o Dia do Consumidor para comprar pela primeira vez em 2022.

O levantamento nos mostrou ainda que 65% dos clientes estão em busca de itens de desejo com preço mais baixo e 28% estão em busca de produtos de necessidades básicas em promoção. Os itens mais procurados devem ser telefones celulares, roupas e produtos domésticos.

Esse raio-x da data nos mostra que as pessoas ainda estão cautelosas em relação ao consumo, mas o desejo de compra existe. E é neste ponto que você, comerciante e empreendedor, deve focar sua atenção.

Após dois anos de restrições sociais e crise sanitária, o cliente repensou seus hábitos de consumo e a aquisição de produtos de maior valor agregado passou a ser vista como investimento, não como compra. O novo consumidor está em busca de emoções, experiências inéditas e agilidade na entrega. Afinal, ele se acostumou à velocidade e à praticidade das compras virtuais. Marcas e empresas que entregarem valor e defenderam causas estão entre as prioridades para satisfazer o desejo de compra deste consumidor.

Até o momento, não há uma resposta clara sobre como comércio virtual e físico irão coexistir. Será que o on-line vai crescer ainda mais ou vai manter a proporção? As lojas físicas vão seguir os padrões anteriores à pandemia? Como o futuro ainda continua muito incerto, o caminho mais seguro a ser seguido pelo lojista é: o retorno dos clientes às lojas físicas precisa ser valorizado e recheado de boas experiências.

O cliente é a principal razão de o comércio existir. Por isso, ele merece ser recebido com tapete vermelho. Ofereça a ele um atendimento de qualidade e personalizado, permita que ele toque o produto e tenha disponibilidade imediata, sem aumento de custos. Para conquistar a mente e o coração do consumidor proporcione a ele novas experiências, transforme a loja em um local de relacionamento e não somente de vendas.

Vivemos a era digital, por isso, seu estabelecimento deve estar preparado para que as pessoas permaneçam conectadas. Libere o wi-fi, crie ambientes favoráveis a fotos e crie uma integração entre físico e virtual. Não podemos mais fechar os olhos quanto ao impacto e à força da internet. Ela deve ser uma aliada na conquista do consumidor. Por isso, constantemente incentivamos os associados da CDL/BH a investirem em capacitação na área, pois assim ele terá maior consciência da ferramenta e entenderá qual a melhor via para seu negócio.

Faça seu cliente sentir-se único em todos os pontos de contato de seu negócio. Ele precisa ter a percepção de que está fazendo um bom negócio, um bom investimento e não apenas realizando uma simples compra. Treine seus colaboradores para entender os desejos e solucionar as necessidades do consumidor. Experiências ligadas a sentimentos e a emoções tornam o relacionamento positivo e próspero. E, claro, os direitos do consumidor devem ser respeitados em todas as circunstâncias.

Este Dia do Consumidor, mais que gerar vendas, deve ser utilizado para reflexão, para entender o comportamento e os desejos de seu cliente. Lembre-se sempre: ele é a razão de seu negócio existir, coloque-o no centro de suas ações e decisões.

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