Cooperar dá certo

João Batista Bartoli de Noronha*
Você já parou para pensar na importância da cooperação no seu dia a dia? É fato que não somos uma ilha, vivemos em sociedade e precisamos um dos outros. E tudo fica mais fácil quando existe a cooperação, que nos ajuda a ir adiante de forma mais rápida e consistente. E muita gente já sabe disso, tanto que no mundo, são cerca de 1 bilhão de cooperados, mais de 12% da população do planeta. Em Minas, mais de 1/3 da população está direta ou indiretamente envolvida com o setor.
O cooperativismo brasileiro se organiza em sete ramos e um deles é o crédito. Diferentes das instituições financeiras tradicionais, as cooperativas de crédito baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, e são esses valores que permitem ofertar produtos e serviços financeiros de maneira justa e sustentável.
De acordo com dados do Anuário do Cooperativismo Mineiro do Sistema Ocemg, o ramo crédito, em Minas Gerais, registrou o maior número de cooperados e movimentação econômica do segmento no ano de 2021. As 189 cooperativas de crédito/financeira mineiras contam com 1,9 milhão de cooperados e movimentaram R$ 43,1 milhões. As organizações desse setor foram responsáveis por 46% de toda a movimentação do cooperativismo mineiro no último ano.
Os números confirmam a relevância do cooperativismo de crédito. No terceiro trimestre de 2022 na comparação com igual período de 2021, apenas o Sicoob Sistema Crediminas registrou incremento no número de associados de cerca de 19,7%, totalizando mais de 1,137 milhão de cooperados. O crescimento mostra que as pessoas, sejam elas físicas, jurídicas ou produtores rurais, estão conhecendo mais o cooperativismo financeiro e suas diversas vantagens, como o atendimento mais humanizado e as taxas mais competitivas. Afinal, o objetivo principal de uma cooperativa financeira não é o lucro e sim propiciar a cada associado o acesso a produtos e serviços ao menor custo possível, levando ainda desenvolvimento econômico e social para as regiões onde atua.
Por fim, convido os leitores para que conheçam o setor, suas vantagens e seus impactos positivos. Não há dúvidas de que as cooperativas de crédito e dos demais ramos são e serão, cada vez mais, fundamentais para apoiar o desenvolvimento social e econômico dos brasileiros e de nossas comunidades.
* Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas
Ouça a rádio de Minas