Opinião

Criticar e ser criticado exige maturidade emocional

Criticar e ser criticado exige maturidade emocional
Crédito: Carmine Furletti

Uma coisa é certa para quem atua no mercado de trabalho: por mais competente e esforçado que o profissional seja, nunca estará a salvo de críticas. Se não sabe lidar com elas, entenda que é preciso ouvir e refletir sobre o que foi dito pelos colegas e líderes, respeitar os demais pontos de vista e analisar as observações feitas. Conseguir conviver com as avaliações desfavoráveis é fundamental, pois, caso contrário, sua carreira poderá ser afetada negativamente.

É comum ver muitas pessoas ficarem na defensiva, ofendidas ou tristes, ao serem criticadas. No ambiente corporativo, isso não é diferente. Já parou para pensar por que nos sentimos assim? Essa sensação acontece quando percebemos que os outros – líderes, colegas de trabalho, clientes, amigos ou familiares – não reconhecem o esforço que fazemos para executar determinada tarefa. No entanto, apesar de a palavra crítica carregar uma conotação negativa, ela pode ser construtiva para quem sabe absorvê-la positivamente e, dessa forma, aprender com os possíveis erros, se aprimorar e evoluir.

Portanto, ter humildade é o primeiro passo para lidar com a situação de maneira realmente proveitosa. Ter escuta ativa é essencial, além de empatia. Ou seja, se colocar no lugar do próximo, até para entender o motivo da crítica, é muito importante. Lembre-se de que essa ação pode render aprendizados valiosos, pois, por trás de todo comentário construtivo, há alguém procurando tornar as suas atividades mais assertivas e produtivas. Consequentemente, você também será uma pessoa melhor. Esse feedback ainda dá a oportunidade de corrigir falhas que, porventura, estejam acontecendo e que podem, inclusive, refletir na credibilidade do colaborador.

Assim, ao invés de vergonha, mágoa ou raiva, a sensação, após o “puxão de orelha”, deve ser a de gratidão. Para isso, a dica é saber gerenciar o ego, manter a calma e não nutrir desconfianças ou repulsa. É imprescindível ter controle emocional nesse momento, em especial. Agindo desse modo, será possível ter clareza sobre aquilo que deve ser mudado, se for o caso. Você deve não apenas ouvir, como também discutir e questionar, de forma madura, para entender os motivos do retorno negativo em relação ao seu trabalho. A partir daí, poderá, então, pensar, analisar e construir as transformações necessárias.

Além disso, vale destacar, aqui, a importância de se conhecer para enfrentar essas circunstâncias inevitáveis e alcançar êxito, seja no âmbito profissional, seja no pessoal. Em geral, os indivíduos são ágeis em analisar os outros. Mas será que conseguimos ter esse olhar para nós mesmos? Desenvolver esse autoconhecimento é vital para lidar com todos os compromissos e desafios do dia a dia, entre eles, as críticas. Isso significa identificar características fortes e pontos de melhoria – ou, como muitos gostam de chamar, qualidades e defeitos. Trata-se de uma missão que requer bastante disposição e maturidade de nossa parte. No entanto, somente assim, pode-se avançar e aprimorar esse poderoso processo de autoconsciência, que proporcionará uma infinidade de benefícios.

Afinal, ninguém reúne todas as competências e habilidades. Sempre seremos ótimos em determinadas questões, mas, em outras esferas, precisaremos nos aperfeiçoar, o que pode ocorrer por meio de um processo qualificado de coaching ou mesmo mentoring. É importante ter em mente que profissionais de sucesso não nascem prontos e são exatamente aqueles que crescem a cada dia. Um dos ingredientes para essa evolução são as críticas ao longo da vida – um processo de eterno aprendizado. Por isso, ter flexibilidade e adaptação às intensas mudanças, contextos e opiniões apenas nos prepararam para sermos, cada vez mais, pessoas talentosas de destaque.

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