Das dificuldades à vitória

Garra, dedicação, estratégia e conhecimento devem estar sempre juntos num cenário de dificuldades tanto pessoais quanto profissionais. As dificuldades impedem o crescimento do ser humano em todos os níveis e é preciso afastar o medo e a impulsividade para enfrentar problemas, alcançar o sucesso, superar desafios.
Dedicação, treino, prática são mais intensos nos destemidos que sempre são recompensados. Os triunfantes, muitas das vezes, são aqueles que não tiveram medo, que tentaram uma, duas, três vezes a realizar um propósito.
Bill Gates disse certa vez: “Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça aquilo que a maioria não faz.” Fazer a diferença, dedicar-se ao trabalho, desempenhar bem as tarefas e os deveres preparam as pessoas para momentos mais difíceis.
Mas não podemos nos esquecer de uma das leis da vida: assim que uma porta se fecha, outra se abre. Devemos sempre olhar para a porta aberta. Assim, caminhamos da inexperiência à maturidade profissional e pessoal. Mas o ser humano está muito imediatista. E sabemos que todas as coisas têm seu tempo.
Na visão de Johan Wolfgang Von Goeth: “Nosso destino às vezes parece uma árvore frutífera no inverno. Vendo seu aspecto desolador, quem pode pensar que os galhos ressecados, os ramos rachados, ficarão verdes outra vez, florescerão na próxima primavera e darão frutos. E, no entanto, é o que esperamos, é isso que sabemos que ocorrerá.”
As dificuldades não podem anular o entusiasmo de viver. Dizem que os anos deixam rugas na pele, mas a falta de entusiasmo, de paixão e de ideias deixa rugas na alma. Por isso, precisamos aprender a suportar o que não podemos evitar. Precisamos saber usar e combinar com harmonia as coisas contrárias, os tons diferentes, as texturas suaves e ásperas, os altos e baixos da vida.
Pessoas vencedoras costumam viver com paixão, dinamismo e vontade e nunca perdem o foco. Além disso, dão um passo de cada vez, priorizam, planejam, ordenam projetos e ações e mantêm compromissos com a sociedade.
Vamos refletir sobre as palavras de Michelle Obama: “O sucesso não tem a ver com o lugar de onde veio, e sim com a confiança que você tem e o esforço que você está disposto a investir”.
Devemos ser protagonistas de nossas vidas e fazer de cada dia uma obra-prima.
Ouça a rádio de Minas