Opinião

Ditos e feitos de José Alencar

Ditos e feitos de José Alencar
Crédito: Douglas Gomes

Cesar Vanucci *

“Sempre tive o social como fim e o econômico como meio”. (José Alencar Gomes da Silva)

As referências ao saudoso José Alencar, em comentários recentes, estimularam-me a reunir, em mais esta outra crônica, alguns ditos por ele proferidos em sua cintilante trajetória de vida. Valem como boa amostra da formação humanística que exornava sua personalidade.

A citação repetitivamente de frases sugestivas atribuídas a personagens que frequentam com desenvoltura a cena pública traduz, em várias situações, o apreço e carinho que os circundam no relacionamento com a comunidade, com a sua gente. A sabedoria provinda dos livros, das experiências existenciais acumuladas, ou da interpretação serena e propositiva dos acontecimentos do dia a dia; as circunstâncias marcantes de uma vida pautada pela constante redescoberta de valores essenciais à boa convivência concorrem para que exista “uma arte da citação”, mencionada por Valery Larbaud.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A “arte da citação” pode ser, na verdade, descrita como uma propagação de ideias que convocam as pessoas à reflexão. Como uma divulgação de estimulantes receitas de vida. Verdadeiras lições de conduta pessoal, coragem, dignidade, exercício de cidadania, enfim.
Em sua caminhada pela vida pública, José Alencar disparou um colosso de frases que acabaram ganhando notoriedade no período em que ocupou a vice-presidência, sobretudo, na dramática quadra em que enfrentou, com estoicismo e bravura raros de se ver, a doença inclemente que o arrebatou ao nosso convívio. As frases deixadas ajudam a compor muito bem seu perfil humano. No caso, os ditos correspondem aos feitos. Cuidemos de relembrá-los.

Vida e morte. “Se Deus quiser me levar, ele não precisa de câncer para isso. E se ele não quiser que eu vá, não há câncer que me leve.” – “Não tenho medo da morte. Da desonra sim. O homem público que perde condição moral, mesmo em vida, pode se considerar morto. Ao passo que aquele que procede corretamente, mesmo depois de morto, continua vivo.” -“Que seja feita a vontade de Deus em qualquer circunstância.” “A vida que não passamos em revista não vale a pena ser vivida.” – “A vida é realmente uma luta. A vida para qualquer um de nós não tem apenas vargem, não. Tem curvas, morro, atoleiro, tem de tudo. Mas vamos lutando.” – “O homem deve viver preparado para morrer a qualquer instante. E deve proceder como se não fosse morrer nunca.” – “É triste não poder oferecer aos brasileiros o que eu recebi.” – “Vamos lá, gente, temos muita coisa para fazer.” (Conclamação à equipe médica no momento da chegada à sala de cirurgia, por ocasião de uma das intervenções médicas a que foi submetido).

Sentido da vida. “A gente vai compreendendo a verdadeira dimensão das coisas. E passa a encarar a vida com um pouco mais de humildade, de amor ao próximo. Isso tem me ajudado.” – “O câncer me ensinou a ser mais humilde. A todo momento peço a Deus para me conceder a graça da humildade.”

Primazia social. “Sempre tive o social como fim e o econômico como meio. Você quer uma economia próspera, forte, independente para quê? Para que se alcancem os objetivos sociais, que culminam no bem comum.”

Poder Executivo e Poder Legislativo. “O Poder Executivo às vezes isola a gente. No Senado, não. Você tem contato com representantes dos Estados e sabe tudo o que acontece no país.” (Manifestação feita durante visita aos ex-colegas de Senado, quando no exercício da vice-Presidência da República)

Juros. “O governo adota uma política monetária de taxa de juros elevados para combater a inflação quando grande parte dela é inflação administrada.” – “A taxa básica média real dos 40 países que têm bancos centrais e de 0,9% ao ano. Se a nossa está em 7%, ela é de sete a oito vezes maior do que a taxa básica média real do mundo. Isso é um despropósito.”

Diplomas. “O único diploma que tenho é de aluno emérito. Ganhei da escola onde fiz o primeiro ano ginasial, depois de me tornar empresário.”
Assim falava JA.

* Jornalista ([email protected])

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas