Ecossistema de inovação mineiro em novo patamar

A participação de mais de 300 startups na edição deste ano do HackTown, evento que aconteceu entre 17 e 20 de agosto em Santa Rita do Sapucaí, no Sul do Estado, é apenas um dos indícios de que o ecossistema de inovação de Minas Gerais atingiu um novo patamar. É justo afirmar que o Estado – que é dono do terceiro maior PIB do País – também começa a encontrar seu espaço no rico mapa brasileiro de criatividade digital.
Durante o evento, que teve a Ventiur Smart Capital como parceira, foram centenas de empreendedores apresentando produtos e serviços capazes de reinventar relações de consumo e trazer melhorias significativas à sociedade. Ter esta presença qualificada de startups – assim como de representantes de fundos e investidores – é um sintoma de que a própria feira, reconhecida por mesclar Arte e Cultura com Inovação e Tecnologia, está em renovação.
E isso é ótimo para a cidade e para Minas Gerais, como um todo. Polo de telecomunicações com importante papel no desenvolvimento da tecnologia 5G, que está revolucionando a comunicação no Brasil – além de celeiro de cérebros para os setores Eletrônico e de Telecom -, Santa Rita de Sapucaí passa a ser vista, agora, como um terreno fértil para geração de negócios para startups.
Sob a ótica estadual, a fortificação de seu ecossistema de inovação é um ingrediente a mais para atração de grandes empresas de tecnologia, fundos de investimento, investidores-anjos, aceleradoras e smart money a Minas Gerais. Isso atrai, ainda, a atenção de grandes empresas tradicionais que buscam startups para parcerias estratégicas, por meio de seus fundos de venture capital (CVCs). Isso significa mais emprego qualificado sendo gerado no Estado.
Percebe-se que os investidores passam a olhar para o Estado com outros olhos, dando credibilidade de que Minas ruma pela mesma trilha que já transformou outros estados em referência internacional de tecnologia – casos de Santa Catarina ou Pernambuco, por exemplo. Que Minas seja bem-vinda e possa apresentar suas potencialidades criativas ao pujante ecossistema de inovação brasileiro.
Ouça a rádio de Minas