Opinião

EDITORIAL | O imbróglio do Rodoanel

EDITORIAL | O imbróglio do Rodoanel
Crédito: Charles Silva Duarte

A novela do projeto do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte continua. Em entrevista exclusiva concedida ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, publicada nesta semana, a prefeita de Contagem, Marília Campos, disse que é uma obra estruturante que resolve os problemas de circulação e acidentes no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, mas que não pode sair do papel às custas de um sacrifício enorme para outras cidades.

Como se sabe, o objetivo do Rodoanel é contornar a Região Metropolitana de Belo Horizonte, desafogar o trânsito no Anel Rodoviário e evitar os constantes acidentes que ali ocorrem. A rodovia vai contornar Belo Horizonte, passando também por Sarzedo, Ibirité, Betim, Contagem e Ribeirão das Neves e terá a cobrança de pedágio.

O Rodoanel, com previsão de 100 quilômetros de extensão, vai passar pela área de preservação de Vargem das Flores, que é responsável pelo abastecimento de água de Betim e Contagem, além de uma parte da capital mineira, e deverá cortar ao meio áreas densamente urbanizadas.  Segundo ainda a prefeita Marília Campos, as obras terão efeitos devastadores para as comunidades e gravíssimos danos ao patrimônio ambiental da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, o Estado não fez nenhum estudo sobre os impactos nos municípios envolvidos. Uma proposta até foi apresentada pela Prefeitura de Betim, mas não foi aceita pelo governo do Estado. Essas obras podem afetar diretamente cerca de 185 mil habitantes.

Resumindo, Contagem e Betim asseguram não ser contra as obras do Rodoanel, mas não concordam com o traçado proposto pelo governo do Estado, pelos possíveis danos ambientais que acarretarão à Região Metropolitana de Belo Horizonte e por afetar regiões altamente adensadas.

O impasse, porém, continua. O que é preciso, entretanto é que o governo do Estado e as prefeituras de Contagem e Betim, principalmente, cheguem a um entendimento, sem que os municípios sejam prejudicados, estudando a possibilidade talvez de um novo traçado, um novo contorno que não afete as comunidades.

As obras do Rodoanel são extremamente necessárias para resolver os problemas crônicos do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, evitando a incidência de acidentes diários, ceifando muitas vidas. É preciso e urgente chegarem a um consenso.

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