Opinião

EDITORIAL | O momento de inflexão

EDITORIAL | O momento de inflexão
Crédito: Marcelo Prates - AMM

A política mineira, que sempre teve protagonismo e foi referência no cenário nacional, perdeu seu espaço nos últimos anos, deixando de estar no centro de decisões, fato reconhecido assim como suas consequências negativas, especialmente no campo econômico. Um cenário que pode estar caminhando para mudanças relevantes a partir da eleição para a presidência do Senado Federal, nesta segunda-feira, em que o jovem senador mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) desponta como um dos favoritos, não sendo poucos os que dão como certa sua vitória entre os quatro postulantes.

Embora nascido em Porto Velho, Rondônia, Rodrigo Pacheco vive em Minas desde criança, onde estudou e se formou em Direito, berço das atividades políticas que o levaram, antes de completar 40 anos, a um primeiro e único mandato na Câmara dos Deputados, onde, surpreendendo, rapidamente conquistou a presidência da importante Comissão de Constituição e Justiça. Numa trajetória inédita, já em 2018, antes portanto de completar seu mandato, foi eleito para o Senado Federal,  empossado no ano seguinte. Sua carreira singular e evidente projeção faz dele agora forte candidato à presidência da Casa, condição que traduz liderança e evidente reconhecimento à frente de uma coligação de partidos de variadas tendências, que ele próprio define como uma rede de alianças, da oposição à base do governo, capaz de contribuir para a pacificação da política no País, com diálogo e encontro que facilitem, finalmente, a construção de uma pauta comum, positiva, para o bem do Brasil e dos brasileiros.

No discurso do jovem senador transparecem atitudes e valores caros às boas tradições da política mineira, nos fazendo recordar palavras de um observador atento  e reconhecido – paulista – para quem no Brasil as soluções surgem quando brotam em Minas Gerais. Arguto observador, ele talvez nos aponte o que há de mais relevante na candidatura comentada, que pode traduzir uma esperança ainda pouco percebida e fundamental para o Brasil neste momento. Da mesma forma que, para Minas Gerais,  representa claramente chance de retomada de seu espaço de protagonismo, tão deteriorado nos últimos anos.

São razões mais que suficientes para definir a importância do momento, reconhecer as credenciais do senador Rodrigo Pacheco, manifestando esperança de que a votação de segunda-feira confirme sua vitória e seja, para todos nós brasileiros, um momento de inflexão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas