EDITORIAL | Trajetória de jornalismo responsável e engajador

O DIÁRIO DO COMÉRCIO celebra neste 18 de outubro 90 anos de história. Falo com orgulho desse plural. Apesar de sua idealização singular feita pelo meu avô, o jornalista José Costa, nossas 24.671 edições mostraram ao longo dessas nove décadas que somos mais que o fato objetivo. Tratamos de um propósito claro: o bem comum para o desenvolvimento do Estado por meio do jornalismo responsável e engajador. Talvez, por isso, ainda sejamos o único jornal especializado em economia e negócios em Minas Gerais.
Meu avô teve muita ajuda e esse formato que acompanhou as mudanças de quase um século contou com muitas mãos talentosas que deram a que temos hoje. Apesar dos desafios e mudanças, nossa história sempre foi delineada sem perder de vista que o negócio serve às pessoas.
José Costa tinha como maiores atributos uma personalidade agregadora e visionária. Ele utilizava seu veículo para defender bandeiras e campanhas importantes para o projeto de desenvolvimento de Minas Gerais. O desenvolvimento do setor siderúrgico, a melhoria na geração e distribuição de energia, planejamento econômico e a redemocratização do País são apenas alguns exemplos dos marcos da história dessas nove décadas que o DIÁRIO DO COMÉRCIO não só narrou, mas participou ativamente.
Entender essa história é importante para reavivarmos o sentido daquilo que nos trouxe até aqui. E como vamos projetar nosso futuro. Inovação, envolvimento com os projetos do Estado, relevância, perseverança e superação são valores que estiveram presentes nesta trajetória. Tudo isso, somado ao propósito e à responsabilidade com o conteúdo produzido, dá ao DC hoje seu maior ativo: credibilidade e reconhecimento do mercado e de todos os públicos com os quais nos relacionamos.
Por isso, preparamos o “Quem Fez História”, que traz a história do DIÁRIO DO COMÉRCIO. Cada mineiro tem ali registrado parte da sua história porque o DC documenta as diversas realidades de Minas há quase cem anos. Não foi fácil. E chegamos até aqui. Seguimos com o compromisso renovado para continuar contribuindo com o desenvolvimento de Minas Gerais.
Seja na cobertura econômica, como movimento articulador da sociedade, como o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, por meio da valorização das iniciativas responsáveis, como no Prêmio José Costa e na infinita capacidade de produção de conteúdo responsável e de qualidade capaz de formar e instrumentalizar a sociedade, provocando articulações, aprofundando em temas essenciais e estruturantes da nossa economia, analisando e, sempre, defendendo bandeiras, sendo palco de debates conscientes, com visão de futuro.
Honrando nossas histórias, nos apropriamos de nossa responsabilidade enquanto veículo de comunicação e aproveitamos o momento para reforçar o compromisso com a verdade, com a diversidade, e, especialmente, com a construção de um mundo mais justo, igualitário e próspero em todos os sentidos. Acreditamos que em algum momento será possível não deixar ninguém para trás.
Como jornal com foco em economia, gestão e negócios, acreditamos e defendemos os movimentos de uma nova economia, como Capitalismo Consciente, Economia Regenerativa ou Circular. Seja lá o nome que se dê, acreditamos ser urgente repensarmos os modelos de nos relacionarmos e fazermos negócio. Organizamos o Movimento Minas 2032, que articula a sociedade para a construção de um projeto de futuro, tendo como premissa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS instituídos pela ONU em 2015 e que entendemos ser uma agenda urgente, que garantirá nossa longevidade – das empresas, da sociedade e do planeta. E que são também, grandes oportunidades de negócio.
Estamos inspirados e desafiados para os próximos 90 anos. Sempre conectados com um jornalismo propositivo e transformador. E não poderia deixar de expressar a nossa gratidão a todos que fizeram parte dessas histórias. Todos deixam sua marca na construção de um DIÁRIO DO COMÉRCIO cada dia melhor para os mineiros. E gratidão especial ao time que faz o DC acontecer hoje. Fazemos diferente e fazemos diferença! De mãos dadas, tenho certeza, estamos construindo o futuro presente para todos nós.
Presidente e Diretora Editorial
Ouça a rádio de Minas