EDITORIAL | União por Minas e pelo Brasil

A decisão do DIÁRIO DO COMÉRCIO de lançar o Projeto “#Juntos por Minas” foi inspirada na convicção de que agindo de forma coesa e solidária a sociedade mineira será capaz de conduzir o Estado a um novo ciclo de crescimento econômico e desenvolvimento social.
Inspirou-se, igualmente, na constatação de que, de fato, Minas enfrenta dificuldades graves e precisa mobilizar todas as suas forças para superá-las. O Estado ainda sofre os impactos deletérios da crise econômica instalada desde 2008, e, neste momento, potencializada pela pandemia da Covid-19. O recuo no PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre do ano, anunciado na quarta-feira (1), mostra que o cenário continua desafiador e preocupante.
No caso de Minas Gerais, a situação é agravada ainda mais em razão do rompimento das barragens da Samarco (Mariana, em 2015) e Córrego do Feijão (Brumadinho, em 2019). São acidentes ainda não totalmente superados, tanto no plano social quanto econômico. A Samarco somente agora está voltando a produzir, mesmo assim com apenas 25% de sua capacidade.
As consequências do cenário econômico absolutamente desfavorável que assola Minas Gerais refletem-se fortemente nas finanças públicas do Estado, que convive com déficits crônicos e crescentes. Somente agora, depois de mais de cinco anos de atrasos e parcelamentos, os salários do funcionalismo estão voltando à normalidade.
Só há uma saída, um caminho – o crescimento econômico vigoroso, duradouro e sustentável. E o maior inimigo dos investimentos e do crescimento sempre foram e sempre serão a incerteza, a instabilidade, a discórdia e o sectarismo que somente leva ao confronto e nada constrói. Precisamos, todos, estar “JUNTOS POR MINAS”.
Data emblemática para mineiros e brasileiros, o 7 de Setembro é, em essência, o símbolo da união do povo brasileiro na concretização do sonho da Independência. Neste ano, chega como um convite a que o País novamente se una em torno da construção de uma nação que seja forte em sua economia, estável em suas instituições e justo no campo social.
Nosso Estado sempre respondeu positivamente a este tipo de convocação e, por isso, a história reconhece em Minas Gerais e nos mineiros o espírito vocacionado para a paz e a moderação que em muitas ocasiões foi decisivo para manter o Brasil unido e pacificado. Neste momento não pode ser diferente.
#Juntosporminas
Ouça a rádio de Minas