91 anos: reflexões, transformações e o início de um novo ciclo

A atual realidade do mundo me desafia ainda mais neste 91º aniversário do DIÁRIO DO COMÉRCIO.
Faltam nove anos para o centenário. E percebi, nos últimos meses, que vivemos em regressiva. A esperar com urgência que algo aconteça. O tempo do lazer, o melhor momento para conversas difíceis, a hora do descanso. Mas, o futuro é hoje. Por isso, quero celebrar este aniversário compartilhando uma reflexão-presente.
Somos quase um século de informação. Décadas de muitas histórias. Informação, notícias, análises, números comentados. Pautas defendidas, articulações provocadas, discussões. Evolução, inovação. Responsabilidade. Confiança. Histórias delineadas sem perder de vista que negócios servem às pessoas. Dificuldades. Superações.
Muita gente passou por aqui. Escrevendo ou sendo fonte. Construindo narrativas ou compartilhando conhecimento. Lendo ou se comunicando utilizando nosso jornal, nosso site, nossas plataformas. Trabalhando. Contribuindo. Fizemos revolução até mesmo antes da Era da Informação chegar.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Enquanto a Nova Economia impõe mudanças nos modelos de negócio que demandam atualização tecnológica, inovação, criatividade e modelos ágeis, tais formatos são uma oportunidade para a diversidade de pessoas, afeto como instrumento de trabalho, comprometimento com causas socioambientais e o tempo como ativo. Acompanhamos tais mudanças. Vivemos isso em nosso negócio. Seguimos articulando de dentro para fora. Pelo bem dos mineiros.
O contexto da Indústria 5.0 mudou o papel e o posicionamento das empresas. No caso dos veículos de comunicação como o DIÁRIO DO COMÉRCIO, a situação é ainda mais complexa. Vivemos imersos em um emaranhado de redes comunicativas e dispomos de inúmeros meios e aparatos de conexão. Contudo, a comunicação em sua forma mais genuína ainda nos desafia.
No DIÁRIO DO COMÉRCIO seguimos avançando. Honrando todo o passado, celebramos conquistas recentes. É realizador saber que desempenhamos com excelência nosso papel de produtores de conteúdo, ativos e participantes na construção do desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.
Historicamente, o DIÁRIO DO COMÉRCIO se destaca com seus produtos, porque somos profissionais em busca constante da qualidade em jornalismo. Reportar, para nós, é uma missão de vida. Por isso, figuramos em importantes prêmios que reconhecem o trabalho da imprensa Brasil afora.
Nos últimos cinco anos, fomos destaque, finalistas e campeões em diferentes premiações concedidas por entidades de classe de diferentes setores, empresas, outros veículos de comunicação e, claro, pelo público final.
Nessa lista, destacamos que estivemos seis vezes consecutivas entre os finalistas do “Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças” nas categorias de jornal e site; conquistamos o 3º lugar no “Prêmio CDL BH”, com a matéria “Franchising cresce em Minas”, das jornalistas Daniela Maciel e Thaíne Belissa, em 2018; também fomos premiados com o 1º lugar no “Prêmio ABF de Jornalismo”, categoria Jornalismo Regional, com o mesmo especial, em 2019.
Somos “Prêmio ABF Destaque Franchising”, categoria Imprensa, com a matéria “Franchising também é lugar de inovação”, da jornalista Thaíne Belissa, em 2019; e 3º lugar no “Prêmio CDL BH de Jornalismo”, com a matéria “Helth techs revolucionam área de saúde”, da jornalista Daniela Maciel.
Nossa jornalista Mara Bianchetti foi eleita, em 2021 e 2022, no “Top 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças” do País. Agora, em 2023, ela já figura entre o Top 100 e aguarda o resultado da lista final dos 50+.
Não estamos acomodados. Temos nos desafiado diariamente. Lançamos o novo portal do DIÁRIO DO COMÉRCIO, com uma interface mais intuitiva e novos recursos, além de espaço de eventos, podcasts, infográficos e vídeos.
Conquistamos mais de 20 milhões de acessos nos últimos três anos, com um crescimento de 228% de audiência do portal neste período. Neste ano, investimos em produção audiovisual. Já são mais de 5 milhões de visualizações dos conteúdos. Ultrapassamos a marca de 80 mil seguidores nas redes sociais.
Estamos presentes no Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn, YouTube e Facebook. Lançamos novos canais de comunicação e entrega de nossos conteúdos aos leitores, como canais no WhatsApp, notificações em tempo real e newsletters personalizadas e segmentadas. E toda essa forma de comunicar está alinhada ao nosso propósito.
Mantendo nosso pioneirismo, atenção ao bem comum e ao futuro do mundo, organizamos e aumentamos o poder de articulação do Movimento Minas 2032, organizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO e pelo Instituto Orior. O MM2032 tem como objetivo construir o futuro por meio de ações simples e engajamento de toda a sociedade, tendo como premissa a Agenda 2030 da ONU. Hoje, são quase 50 instituições da iniciativa privada, do terceiro setor, da academia e do governo. Todos engajados e se dividindo em oito grupos de trabalho, contribuindo com a sustentabilidade socioambiental e a transformação global a partir de Minas Gerais.
Caminhamos juntos. Somos parceiros de diversas instituições como o Instituto Capitalismo Consciente, porque acreditamos ser fundamental repensar a forma de fazer negócios e se relacionar, gerando valor para todos, sem deixar ninguém para trás.
Somos reconhecidos. Participamos por três anos consecutivos da pesquisa “Empresa Humanizada” e, em 2023, fomos destaque da pesquisa que avalia práticas ESG, o que nos rendeu o destaque no “Melhores para o Brasil” como empresa que gera valor para todos os públicos com práticas mais humanas, sustentáveis, conscientes e inovadoras.
Evoluímos na nossa gestão, investimos em pessoas, equipamentos. Instituímos novo ciclo de Governança com nossos Conselhos Consultivo e Editorial. Estruturamos nossa área de Mercado. Alcançamos crescimento expressivo de faturamento. Cultivamos lideranças que incluem o afeto como parte do processo de construção desse “todo” desafiador, que é o exercício da comunicação responsável e transformadora.
Celebramos todas essas conquistas hoje porque são presentes. E também uma forma de espalhar a gratidão. Acreditamos na nossa potência, pois temos um propósito claro que nos norteia, confiamos em nossa equipe e estamos em constante atualização.
Seguimos prontos para começar, debater, informar e provocar os temas essenciais e a prosperidade dos mineiros. Sempre seremos articuladores dos debates conscientes mais relevantes. Estamos preparados para entregas cada vez mais robustas, inovadoras e efetivas.
Façamos o melhor, sempre, na soma de nossos “hojes”. Sigamos com o cuidado para informar e contextualizar cenários que evocam cidadãos comprometidos. Temos um passado que nos credencia. Um futuro que nos desafia. E o presente, essa dádiva, que nos brinda com a comunicação transformadora em nosso dia a dia.
Presidente e Diretora Editorial
Ouça a rádio de Minas