Editorial

Melhoria do acesso a Brumadinho abre caminho para elevar o turismo de Minas a um novo patamar

Obras visam melhorar o acesso ao maior e mais importante museu de arte a céu aberto do mundo
Melhoria do acesso a Brumadinho abre caminho para elevar o turismo de Minas a um novo patamar
Inhotim é um projeto único, pouco conhecido no Brasil, afirmou Jorge Rebelo de Almeida | Crédito: Ricardo Mallaco/Inhotim

O governo do Estado anuncia obras de melhoria no acesso à cidade de Brumadinho a partir da rodovia Fernão Dias, com recursos das indenizações pagas pela Vale em consequência de ruptura da barragem de rejeitos situada nas proximidades da cidade. Com alguma dose de otimismo, acredita-se que poderá ser o fim dos gargalos ali existentes, reconhecidos como principal dificuldade para a plena exploração de seu potencial turístico. E estamos falando evidentemente de Inhotim, maior e mais importante museu de arte a céu aberto do mundo, abrigo de obras de arte de grande porte e de valor reconhecido, tudo isso instalado num parque de grande beleza, abrigo de diversificada flora e fauna. Se faltassem adjetivos poderia ser dito ainda que Inhotim é reconhecido, no exterior, como a principal atração brasileira na atualidade.

Apesar da fama igualmente exuberante e de condições bastante favoráveis ao incremento do turismo na região, o suporte ao desenvolvimento possível tem ficado aquém das necessidades, o que pode estar começando a mudar. Assim, cabe saudar a iniciativa recém-anunciada, mas igualmente lembrar uma outra que parece abandonada. Estamos falando principalmente da construção da ligação entre a BR-40 e a Fernão Dias, que passaria por Brumadinho, possibilitando assim acesso direto à cidade tanto para quem vem de São Paulo quanto do Rio de Janeiro.

Para quem conhece o assunto e, sobretudo, o potencial representado por Inhotim, o que caberia acrescentar seria somente a estranheza pela demora na concretização de algo que já deveria ter sido feito há muitíssimo tempo. E com visão integrada, seja para ampliação e fortalecimento da estrutura receptiva em Brumadinho, com a consequente confirmação da construção de complexos hoteleiros de grande porte, o que também está no radar de todos quantos tenham consciência das oportunidades que estão sendo perdidas e que bastariam para elevar o turismo em Minas Gerais a um novo patamar.

Tudo isso lembrando que a localização de Inhotim, desde que servido por adequada estrutura de transporte rodoviário, permitiria que o grande complexo ali erguido fosse conectado também com o Circuito Histórico e às cidades de Ouro Preto, Congonhas, São João del-Rei e Tiradentes. Estamos falando de aposta de baixo ou nenhum risco, cabendo ainda recordar que redes hoteleiras internacionais já estão se instalando em Cachoeira do Campo e com planos também ambiciosos para Brumadinho.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Só cabe esperar e torcer para que os investimentos agora anunciados sejam também a confirmação de uma nova postura, traduzida no reconhecimento, ainda que tardio, de que Inhotim pode de fato levar o turismo de qualidade em Minas e no Brasil a um novo patamar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas