Educação glocal é legado social

Geneviève Poulingue*
O conceito de “glocal”, derivado do pensar global e agir local,teve origem no Japão na década de 1980 e é emprestado principalmente das ciências sociais. Ele vem sendo usado para se referir a organizações que amadureceram dando às subsidiárias a autonomia para lidar com os problemas locais por conta própria. Muitos se perguntam se o conceito seria em si uma evolução do capitalismo. Entendo que sim. E na educação o termo refere-se ao legado transformador da docência junto à sociedade.
Na Faculdade SKEMA, nós nos definimos como uma instituição de educação superior glocal, privada e sem fins lucrativos. A SKEMA nasceu na França oficialmente em 2009 a partir da fusão de duas renomadas escolas de negócios, uma fundada em 1892 em Lille e a outra criada em 1963 pela Câmara de Comércio de Nice.
Nossa estratégia global baseia-se no desenvolvimento de nossos campi em vários países, em um corpo docente internacional de alto nível e, é claro, em alunos recrutados em todo o mundo de acordo com critérios meritocráticos.
Prezamos pelo respeito e as identidades de cada país são valorizadas por meio do comprometimento de todos os funcionários com a visão, a missão e a implementação da estratégia de nossa instituição. A SKEMA é, nesse sentido, uma escola da economia do conhecimento, uma escola que inova constantemente e uma escola glocal.

Ser uma faculdade glocal é mais do que se posicionar como tal no mercado. Experimentamos as culturas porque entendemos que isso é parte relevante de nossa metodologia de ensino. Conectamos todo o ecossistema educacional que cria e transmite conhecimento em nossos diferentes campi que está integrado às culturas locais.
Essa sinergia exige um grande esforço para aprender as especificidades locais, sejam leis, regulamentações nacionais que se aplicam aos negócios ou propostas de valor correspondente ao mercado local.
Ao desenvolver seu modelo glocal, a SKEMA pretende demonstrar sua contribuição para os desafios enfrentados pela sociedade. O modus operandi é muito importante para atingir esses objetivos. E isso é parte de sua contribuição social.
Para tal, é necessário apoio de um corpo docente com a visão de “Pesquisa com propósitos” conectada entre os diferentes locais, uma definição do “SKEMA Way of Learning”, conhecido como SKWoL na comunidade da instituição, envolvendo metodologias de ensino compartilhadas e sempre em busca de excelência e inovação, o Learning Lab, uma unidade que apoia o desenvolvimento do corpo docente em diferentes partes do mundo, além de muitas outras alavancas projetadas para ter um impacto positivo nas áreas em que está sediada.
Os resultados aparecem. Formamos líderes comprometidos e audazes. Capazes de trabalhar em qualquer parte do mundo. No Brasil, uma demonstração de sua força glocal foi o recente reconhecimento institucional, a conquista da nota 5, pontuação máxima concedida pelo MEC, dada no recredenciamento de 2023. Esse resultado é fruto do esforço, da determinação e do talento de nossa comunidade, o que inclui, é claro, nossos alunos.
Outra iniciativa construída localmente é o Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial (CIDIA), evento pioneiro já consolidado na agenda acadêmica por reunir os maiores especialistas no assunto e por ser relevante para o legado de seus estudos.
Vale destacar que a Faculdade SKEMA no Brasil já ensinou mais de 5.000 alunos estrangeiros. E que, este ano, começamos com a primeira turma do curso de direito.
Temos ainda a inspiração de toda a história da SKEMA. Somas a 30ª melhor escola do mundo e uma das 75 instituições selecionadas no ranking do programa “Custom”. A SKEMA também entrou para o ranking “Open” de programas de educação continuada feitos sob medida para empresas, o que permite que ela apareça na lista dos melhores estabelecimentos educacionais do mundo segundo o ranking Financial Times Executive Education 2023.
A SKEMA obteve as pontuações mais altas em dois critérios principais: diversidade do corpo docente (classificada em 7º lugar no mundo) e internacionalização dos clientes (classificada em 8º lugar no mundo). A presença da SKEMA nesse conceituado ranking reflete seu posicionamento internacional, que se baseia na ética, na qualidade do ensino, na transferência de conhecimento e no estreito relacionamento da escola com as empresas.
Como reitora do Campus Belo, o ranking revela o compromisso da instituição em formar líderes atentos às principais demandas do mundo atual. A intenção da metodologia da SKEMA é formar, acima de tudo, cidadãos responsáveis. Para isso, temos programas de estudo que preparam profissionais para atuar em um contexto global e digital, de forma humana e sensível à diversidade e à ética. Isso é feito sem deixar de lado as habilidades e aptidões fundamentais desenvolvidas.
Vejo essa combinação como a maneira ideal de dar o pontapé inicial na transformação da sociedade. É por meio dessa consciência do mundo aberto e da natureza interdisciplinar do conhecimento nas ciências sociais e científicas que temos a chance de enfrentar os desafios que se apresentam à nossa frente.
*Economista, presidente da Câmara de Comércio Internacional França Brasil/ Minas Gerais e reitora da Faculdade SKEMA Business School
Ouça a rádio de Minas