Opinião

Empreendedorismo consciente

Empreendedorismo consciente

A ACMinas teve o seu primeiro contato com o Movimento Capitalismo Consciente em outubro de 2019 e partir dali nos conscientizamos de que estávamos vivendo o grande momento da transformação do capitalismo, já que alguns sinais já podiam ser vistos e percebidos. Com conhecimento sobre a importância da causa, tomamos a iniciativa de promover vários eventos sobre o tema, principalmente durante a pandemia, entendendo que o caminho para mudança de consciência com relação ao capitalismo era sensibilizar o empresariado mineiro (associados) para uma forma mais responsável de produção e consumo, que seja condizente com o sentido amplo da sustentabilidade.

E ser uma entidade consciente, significa estar totalmente desperta e lúcida para enxergar a realidade com clareza e para entender todas as consequências de nossas ações, em curto e longo prazos. Isto significa que a ACMinas está atenta ao que se passa dentro da instituição e entre os seus associados, e na realidade externa, bem como aos impactos disso tudo sobre o mundo.

Em uma entrevista da ACMinas para o DIÁRIO DO COMÉRCIO em 2020 com Dario Neto, até então Diretor-Geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, sobre o movimento e seus poderosos impactos nas empresas conscientes mesmo em plena pandemia, Dario afirmou: “Os impactos positivos que as empresas que adotam o capitalismo consciente exercem no mundo não são apenas consequências de uma atuação mais correta, mas também decorrem de uma postura mais humanizada e sábia. Essa sabedoria permite aproveitar de forma benéfica o poder motivacional dos propósitos mais elevados e os extraordinários níveis de envolvimento dos colaboradores que resultam quando paixões pessoais intensas se alinham com propósitos corporativos conscientes.”

Recentemente, sentimos na pele o impacto negativo que grandes crises podem causar no desenvolvimento econômico. Redução de vendas e do faturamento, dificuldades na gestão do caixa, inadimplência, faltas de funcionários, quebras contratuais são questões que se tornaram recorrentes nas organizações durante a pandemia do Covid-19 e escancararam a falta de conhecimento de empreendedores e empreendedoras para lidar com situações de adversidade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Do lado prático, precisamos proteger o capital de giro e o negócio em cenários de instabilidade econômica. Por isso, as sugestões:

1 – Estude o comportamento do caixa nos próximos três meses.

2- Negocie todos os contratos junto aos fornecedores.

3- Administre seu estoque de forma muito precisa e tempestiva.

4- Conheça novos fornecedores.

5- Negocie o adiamento de amortizações de financiamentos.

6- Negocie o adiamento parcial ou integral no pagamento de aluguéis.

7- Busque estratégias de vendas pela Internet etc.

8- Avalie o limite de crédito e riscos dos clientes.

9- Invista somente no estritamente necessário.

10- Suspenda despesas não ligadas a custos de produção ou comercialização.

Já de uma perspectiva mais subjetiva, é fundamental protegermos os relacionamentos para tornarmos os negócios mais sustentáveis. Relações saudáveis construídas ao longo do tempo se mostram mais resilientes em tempos de crise.

Vivemos um novo contexto de mundo em que grandes transformações estão acontecendo e sendo atualizadas em um espaço de tempo. E esse novo cenário exige adequações, tanto das pessoas como das empresas, e, também, da forma de se fazer negócios. O capitalismo consciente cresce devido a demanda das pessoas por consumir produtos e serviços de empresas que proporcionem bem-estar para a sociedade, através de investimentos em projetos sociais e práticas mais saudáveis de praticar o capitalismo.

Com isso assumimos o compromisso com a verdade para agir de modo mais responsável e consciente, de acordo com o que entendemos ser verdadeiro. A verdade é que precisamos de uma nova filosofia para os negócios pela qual possamos nos orientar e trabalhar. O futuro da vida no planeta e o destino das próximas gerações serão fortemente afetados pelas escolhas feitas hoje. O empreendedorismo com propósito é um dos principais combustíveis da nova era e é nisso que acreditamos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas