Opinião

Lances da atualidade

Lances da atualidade
Crédito: REUTERS/Amanda Perobelli

“516 mil mortos pela Covid-19 no Brasil.” (Dados apurados até o dia 29/junho/21)

• Recentes pesquisas de opinião sobre intenções de votos, admitindo-se a suposição de uma eleição para a Presidência da República no momento atual, apontam larga vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente a eventuais candidatos. Esses resultados encontram explicações, segundo experimentados analistas de assuntos políticos, nas circunstâncias a seguir alinhadas. Lula conta, em qualquer cenário de disputa eleitoral, com um contingente significativo de simpatizantes, mesmo enfrentando acusações sobre sua conduta administrativa, graças a inegáveis realizações sociais ocorridas no curso de seus mandatos. De outra parte, há que se levar em consideração a repercussão favorável junto a setores da opinião pública, face a decisões proferidas pelo STF. A primeira reconhecendo a incompetência legal da Justiça Federal do Paraná em apreciar processos em que figurou como réu, transferindo-os para alçada de outras esferas judicantes, o que implica praticamente na reabertura de todo o sistema de averiguações já levadas a cabo. Em segundo lugar, admitindo que o ex-magistrado Sérgio Moro, que veio a ocupar o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro, afastando-se da função em litígio com o presidente, atuou de forma parcial e politicamente tendenciosa, na condução de feitos envolvendo o ex-presidente, um dos quais determinante de sua prisão por mais de ano. O desfecho de julgamentos envolvendo Lula, ainda em andamento, conforme se depreende do relato, vai ter, obviamente, influência na avaliação de sua popularidade perante o eleitorado. Em consultas de opinião vindouras isso será naturalmente demonstrado.

• A metodologia de cientistas conceituados quanto a cálculos sobre o número de vidas que poderiam ter sido salvas, pode dar motivo para controvérsias. O que, todavia, não comporta dúvida, é que a negligência gerencial no combate à Covid-19, entre nós, contribuiu para que o número de vítimas superasse bastante os índices mundiais de mortalidade.

Vez do leitor. Nas edições do DC de 10 e 12 de junho, sob o título “testemunho implacável” (I e II), divulguei, baseado num relato do pensador francês Jacques Bergier, no livro “Passaporte para o Futuro”, impressionante destemida atitude de um grupo numeroso de adeptos da instituição religiosa “Testemunhas de Jeová”, num campo de concentração nazista, quase ao final da Segunda Guerra Mundial. Os artigos deram origem à mensagem abaixo reproduzida. “Prezado Sr. Cesar Vanucci, espero que esteja bem! Meu nome é Marcus Leite e sou porta-voz das Testemunhas de Jeová em Minas Gerais. Tomei conhecimento dos artigos que escreveu recentemente, Testemunho implacável I e II, no Diário do Comércio. Em nome da nossa comunidade, agradeço ter destacado a coragem das Testemunhas de Jeová em defender sua fé durante o regime nazista. (O autor da mensagem reproduz os dois artigos citados). No nosso site oficial, jw.org, disponível em mais de mil idiomas, encontrará, dentre outras coisas, relatos de Testemunhas de Jeová do mundo todo que foram perseguidas por sua fé, inclusive na Alemanha Nazista. Veja, por exemplo, o seguinte vídeo: Firmes, apesar de oposição | JW.ORG Português.Também encontrará dados e depoimentos sobre a atual perseguição às Testemunhas de Jeová na Rússia, em Casos Jurídicos e Direitos Humanos | JW.ORG. Infelizmente, alguns autores limitam-se a reproduzir o que outros escreveram sobre nossas crenças sem verificar se correspondem à realidade. No site já mencionado está disponível uma coletânea de nossas crenças na aba Ensinos Bíblicos. Coloco-me à disposição para compartilhar com você mais informações referentes à história e às atividades das Testemunhas de Jeová na nossa região, periodicamente, se permitir. Atenciosamente, Marcus Vinícius G. Leite Porta Voz Regional das Testemunhas de Jeová”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas