Manutenção do ensino híbrido pós-pandemia

O ensino híbrido envolve uma metodologia que mescla o formato on-line das aulas com o presencial. Neste caso, a utilização das tecnologias que dão suporte é essencial. Mas o que pensar positivamente desta experiência acelerada pela pandemia? Um fator de alta relevância neste processo está na promoção da autonomia do aluno e no desenvolvimento do seu protagonismo no decorrer de sua aprendizagem. Para o professor, foi também um momento de reestruturação, aprendizados e implementação de novas metodologias.
A pergunta que fica é: então o que se pode esperar deste modelo híbrido no pós-pandemia? A continuidade e evolução do que estamos vivendo. Com o retorno do presencial, as escolas, muito provavelmente, terão o número de alunos em sala, reduzido e, possivelmente, o docente terá de conviver com uma parte dos alunos presencial e uma outra remota. Terá, ainda, de saber lidar com o direcionamento de sua atenção para alunos que estarão à sua frente e outros virtuais, mantendo a mesma qualidade de sua prática para ambos.
Mas para isso o docente deverá se aperfeiçoar no uso de metodologias de engajamento, cooperação e desenvolvimento dos alunos. Aprimorar-se no uso das ferramentas tecnológicas, não só no como usar, mas quando e onde elas são ideais. Usar a gamificação, as metodologias ativas e trazer desafios práticos, muitos deles podem ser associados a simulações virtuais em laboratórios digitais, uso da realidade aumentada etc.
Fato é que temos muito ainda a aprender diante do desafio para o contexto do processo pedagógico contemporâneo. O uso das redes sociais na educação, por exemplo, é um desafio, mas colabora muito com os momentos extraclasse e são ideais para grupos de estudo. Mas tudo isso depois de ser estabelecido um código de conduta para evitar comportamentos inadequados e abrir a possibilidade das práticas de inclusão e boa convivência.
As escolas terão que se aprimorar continuamente no aspecto da qualidade do ensino, promovendo o desenvolvimento do docente e trazendo recursos promotores e auxiliares para este novo momento em que o presencial e o virtual se fundem e trazem a flexibilidade para o processo de ensino de forma definitiva.
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