Opinião

Melhoria contínua faz você crescer na carreira

Melhoria contínua faz você crescer na carreira
Crédito: Divulgação

Todos nós estamos em constante evolução, seja como profissionais, seja como pessoas. Estarmos atentos ao que é necessário amplia nossa competitividade no mundo. Assim, é primordial tratar do autoconhecimento, especialmente para quem quer ter êxito na carreira. Afinal, quanto mais você se conhece, mais consegue potencializar as competências e habilidades nas quais é bom, além de resolver os gaps, ou lacunas, que podem atrapalhar sua vida. 

É aconselhável, nesses casos, uma terapia ou um processo qualificado de coaching, para que, por meio de assessment, ou seja, ferramentas avaliativas, você possa ter clareza de quem é. E, a partir daí, aos poucos, progredir naquilo que é necessário e, também, nos demais pontos que deseja aperfeiçoar, pois, ao fim do dia, é você que precisa tomar as decisões de sua vida.

Em um mundo competitivo, é importante se destacar em meio à multidão, na sua área de atuação e em sua posição, tanto no mercado, quanto dentro da empresa. Nessa corrida e acirrada vida profissional, isso exige inovar e se diferenciar diariamente, para não se tornar obsoleto em relação às práticas de gestão e às questões técnicas, bem como no que tange às tecnologias. 

Outro aspecto importante – uma vez que lidamos com múltiplas temáticas e com pluralidade de informações e de indivíduos – é orquestrar constantemente os variados stakeholders, isto é, todos os públicos que fazem parte do nosso dia a dia e que têm diversos perfis, personalidades e jeitos de trabalhar e ver a vida. Dessa forma, maturidade emocional, resiliência, boa comunicação, assertividade e persuasão são apenas algumas das muitas competências e habilidades que devem ser potencializadas para alcançar sucesso na sua carreira.

Saiba que, quando você melhora suas competências e habilidades, fica mais assertivo, mais ágil e faz entregas com mais qualidade. Isso ainda te posiciona como um profissional multifacetado, equilibrado e um talento que apoiará empresas nos seus planos de crescimento. Lembre-se de que as companhias buscam permanentemente esses colaboradores diferenciados. E, nas constantes reestruturações pelas quais passam as organizações, em busca de aumentar os resultados, com menos pessoas e mais automatização e eficiência, poucos profissionais se destacarão.

As empresas investem milhões de reais para fazer o plano estratégico e desenhar onde a organização estará em curto, médio e longo prazos. Então, por que você também não deveria se preocupar com o seu planejamento profissional? Você é o tipo de pessoa que pensa nisso? Ou, como diz a música de Zeca Pagodinho, apenas “deixa a vida me levar; vida leva eu”?

Assumir o protagonismo dos seus atos exige dar direcionamento para aquilo que você quer, seja no âmbito pessoal, seja na carreira. Nesta construção, é preciso ter clareza do que ainda é necessário ser aprimorado em relação a conhecimentos técnicos e comportamentos (as soft skills), para ganhar destaque e relevância. Isso o tornará um profissional talentoso e diferenciado. 

Onde você quer estar daqui a três anos, por exemplo? Na mesma empresa? Em uma posição melhor? O que já pode começar a fazer hoje que o deixará pronto ao longo deste tempo? Se sua posição exige fluência em inglês e você não fala o idioma, continuará da mesma forma nesses três anos?

Para elaborar esse planejamento profissional pessoal de forma adequada e consistente, um processo qualificado de coaching lhe dará suporte nesse sentido. Por meio dele, você vai estipular metas e estruturar ações que conduzam para o alcance dos seus targets.  

Evidentemente, a empresa na qual trabalha poderá apoiá-lo nessa organização, patrocinando alguns cursos ou mesmo em processos estruturados para planos de sucessão. Porém, se você não assumir as rédeas da sua vida, corre o risco de ser direcionado para onde a corporação quer e não para onde você deseja chegar. 

E já que falamos tanto em equilíbrio, felicidade no trabalho, propósito e legado, é complexo associar esses termos, sem que estejamos felizes onde atuamos e sem que haja perspectiva de visibilidade em curto, médio e longo prazos; não é verdade? É importante sermos sempre desafiados e projetarmos crescimento profissional! Então, a minha dica é que você crie, pelo menos, um planejamento mínimo para os próximos passos da sua carreira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas