Opinião

Mudar é a única forma de inovar

Mudar é a única forma de inovar
Crédito: Divulgação

A vida é repleta de oportunidades e cabe a cada um de nós decidirmos qual estilo de vida seguir e, claro, arcar com nossas escolhas. Toda ação gera uma reação, logo, tudo o que fazemos vai reverberando ao longo do tempo. Se plantamos morango, colhemos morango, ou seja, nossa vida é fruto daquilo em que investimos todos os dias. Sendo assim, é de vital importância nos conhecermos de maneira profunda, pois ao promovermos o autoconhecimento temos a chance de entendermos quais são nossos pontos fortes e em que ainda podemos nos aprimorar. E que jogue a primeira pedra aquele que for perfeito. Estamos sempre buscando a melhoria contínua, com mais aprendizado, mais conhecimento e mais sabedoria. Maturidade é algo que vem com o tempo e é por meio das experiências da vida que a adquirimos; não é verdade?

Somos falhos por natureza, afinal, somos humanos. Você já parou para refletir quais impactos têm gerado nas pessoas ao seu redor? É provável que hoje você tenha posturas diferentes, se comparando com 10 anos atrás. Ao longo do tempo vamos nos moldando, ganhando maior robustez e até mesmo mais resiliência e maturidade emocional. Aquilo que te irritava antes, hoje não irrita mais e da mesma forma aquilo que não tinha tanta importância, hoje pode ter outro sentido e outro valor na sua vida.

O bom da vida é isso: constante mudança! Nos permitirmos, com flexibilidade, e nos adaptarmos ao novo são sinônimos de uma rotina mais equilibrada, mais leve e com mais propósito. E para alcançar esse estágio é preciso que você saiba o que quer da vida. Quais resultados pretendem alcançar e onde esperam estar no curto, médio e longo prazos? Fazendo essa reflexão fica mais fácil entender o que você precisa fazer, quais atitudes tomar e quais posicionamentos adotar. É assim que profissionais de sucesso fazem: eles se conhecem muito bem e, além disso, vão se moldando, se adaptando com flexibilidade, maturidade emocional e com atitude ao longo do tempo.

“A grande arte é mudar durante a batalha. Ai do general que vai para o combate com um esquema.” A frase, atribuída ao militar francês Napoleão Bonaparte, nos faz refletir muito sobre o ambiente corporativo, mas também pode ser aplicada à nossa esfera pessoal, afinal de contas, a única certeza que temos é de que tudo tem mudado de forma rápida demais; não é verdade? E diante deste cenário há aqueles que reclamam e os que têm atitude e promovem ações necessárias – e quem é você nesses dois lados?

É preciso mudar e se adaptar aos diversos contextos. Engana-se quem acredita no ditado popular que “time que está ganhando não se troca”. É preciso trocar antes mesmo de começar a perder. Isso sim é ter sabedoria. A melhoria contínua é necessária, seja no ambiente empresarial seja no pessoal. Afinal, quando mantemos as mesmas estratégias e ações, as chances de continuarmos com os mesmos resultados ou sermos surpreendidos por crises inesperadas são muito grandes.

E você vai concordar comigo: um processo de mudança gera incômodo, pois nos retira de nossa zona de conforto e daquilo ao que estávamos habituados; não é mesmo? Se você parar e refletir um pouco poderá perceber que a maioria das mudanças que ocorreram em sua vida trouxe resultados interessantes. Por exemplo, uma troca de emprego, de relacionamento, de casa ou qualquer outra alteração. E como tenho falado muito aqui: de tudo podemos tirar experiências.

Uma coisa é certa: daqui para frente, a movimentação será cada vez mais constante. Haverá novos produtos e serviços, além de desejos diferentes dos consumidores. Uma nova forma de consumo surge a cada dia. Tudo tem sido remodelado, repensado, num constante processo disruptivo. Novas tecnologias, novas tendências e até mesmo novas formas de trabalho. As empresas mais estratégicas, cientes da importância de acelerar o processo de mudança de forma consistente, buscam diariamente novos perfis para contratação, sobretudo de profissionais que têm abertura mental para se adaptar às novidades. E para finalizar, como diria Charles Chaplin, “cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas