Opinião

Na trilha da esperança

Na trilha da esperança
Crédito: Divulgação

Todo ciclo que se inicia ou se completa nos infunde de novos sentimentos de esperança para satisfazermos nossas expectativas. É assim no Ano Novo, em nosso aniversário, nas datas comemorativas que cultivamos, e até mesmo se lutamos para resgatar a saúde, nosso bem mais precioso.

É por isso que diferentes áreas do conhecimento humano se interessam pelo tema, seja a Filosofia, a Teologia, a Educação, a Medicina e principalmente a Psicologia Positiva.

A esperança está intimamente relacionada com as expectativas positivas a respeito de um objetivo. E certas atitudes podem com certeza contribuir para a consecução do que desejamos. Sabermos como cultivar e manter a chama acesa é crucial principalmente quando nos deparamos com os obstáculos da vida. À medida que amadurecemos treinamos, exercitamos e testamos nossas estratégias pessoais para aguardar a tempestade passar.

Sabermos que a flexibilidade é necessária para resistirmos a mudanças dos tempos é fundamental. Frequentemente temos que renegociar conosco mesmo diante das situações intransponíveis. Certas circunstâncias do adoecimento, por exemplo, podem nos subtrair estilos de vida, ou a possibilidade de caminharmos de forma independente como antes, ou de nunca mais podermos praticar um determinado esporte ou tocarmos um instrumento. Sabermos que de repente uma barreira pode nos afrontar é conhecer a história natural da existência.

Pensarmos de forma estratégica e vermos as situações de forma multidimensional é inerente à nossa energia vital. Dessa maneira podemos lidar com nossas perdas, com as frustrações físicas, emocionais e sociais. O sofrimento humano pode estar presente e ser expresso como desinteresse, raiva, medo, ansiedade ou depressão. Para cada uma destas situações há uma forma de ajuda em especial.

Quem sabe que existe o instrumento chamado otimismo e já provou dele pode lidar melhor diante das circunstâncias difíceis e se ajustar. Saber proteger nossa autoestima nesta hora é fundamental. Mantenhamos nossas pastinhas com aquelas cartinhas que nos são tão amorosas. Produzamos estas relíquias! Elas podem alimentar a nossa alma nos momentos mais desafiadores.

Há uma convergência entre as atividades que nos mantêm inter-relacionados com o mundo a nossa volta e a esperança. Assim, nos dedicarmos a um estudo, apreciarmos uma atividade física, buscarmos uma meta, e até mesmo nos sentirmos as únicas pessoas importantes no mundo para a sobrevivência de nosso “pet” podem nos manter motivados e mais satisfeitos conosco mesmos.

O sentimento de esperança se inicia em nossa infância e vai se aprimorando vida afora, moldado pelos acontecimentos. E não há diferenças quanto ao sexo. Estudos científicos comprovam que quem tem esperança tem maior qualidade de vida pois vive mais feliz, e valoriza mais a vida.

Vê-se com emoção que os versos cantados de Ivan Lins estão bem em sintonia com nossos desejos, nos abençoam e profetizam a esperança em “Bandeira do Divino”: “Assim como os reis magos/Que seguiram a estrela guia/A bandeira segue em frente/Atrás de melhores dias, ai ai”. Que a cada dia renovemos nossas esperanças!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas