Não basta querer; é preciso fazer!

Em meio às suas amizades, familiares ou mesmo colegas de trabalho, é provável que você conheça aquela pessoa que consegue ver um ponto negativo em absolutamente tudo; não é verdade? Usualmente são também as mesmas pessoas que reclamam que nada está bom. Usam da sinceridade ao extremo e com isso vão distanciando as pessoas e quebrando as relações de confiança, o que afeta diretamente na sua credibilidade. Elas têm a habilidade de deixar qualquer ambiente denso e pesado. E vamos combinar: ninguém gosta de estar próximo de gente assim; concorda?
Diante das intensas adversidades com as quais nos deparamos ao longo da vida é preciso aprender a ter resiliência, maturidade emocional e um olhar positivo, afinal toda experiência nos traz aprendizados. Uma perspectiva mais positiva transforma o humor e permite o domínio dos pensamentos negativos e dos medos. Não à toa o uso de diversas técnicas como meditação, respiração, entre outras, são formas de ativar essa linha de transformação positiva dentro da mente. Diversos são os estudos que comprovam que sentimentos prazerosos e até o simples ato de sorrir sinalizam ao cérebro o OK para a produção de hormônios que estimulam o bem-estar, a autoconfiança, o prazer e até mesmo o alívio de dores. Psicologicamente, a pessoa com visão positiva acaba por acreditar mais em suas habilidades, lidar melhor com o estresse e ter comportamentos mais saudáveis.
É importante que você saiba que, além de prejudicar a saúde psíquica, as pessoas com atitudes negativas podem trazer prejuízos na relação intrapessoal, ou seja, como a pessoa se vê, no relacionamento consigo mesmo, além da relação interpessoal, que é a relação com as pessoas ao seu redor. Como tudo na vida, é preciso equilíbrio. Apenas pensar positivo também não é sinônimo de sucesso. Planejar e não agir é a mesma coisa que não fazer nada. Por isso, ao ter um problema, respire fundo e pense como poderá sair daquela situação. Como pode perceber, é importante termos atitude positiva, mas é preciso ter ação, pois é ela que te move e irá fazer com que você conquiste aquilo que deseja.
Toda ação gera uma reação. Aprendemos isso na escola, como sendo a terceira lei do físico Isaac Newton, mas quando crescemos, nem sempre nos lembramos que aquilo que fazemos trará resultados – cedo ou tarde. A vida nada mais é do que aquilo que permitimos, logo, todas as nossas decisões vão refletindo em nosso dia a dia, seja em nossas ações, seja nos resultados que buscamos alcançar. Se você não estudar todo dia um pouco de inglês, como terá fluência? Da mesma forma, se você não se provar a cada dia e se desafiar, como conquistará posições de maior complexidade? É preciso sempre buscar o protagonismo com direcionamento para aquilo que quer na sua vida.
Nada pior do que nos depararmos com pessoas que sempre têm uma desculpa para seus fracassos. Não foi à academia porque choveu; não conquistou a promoção porque o líder não dá espaço; não fez aquela formação porque a empresa não pagou. E, assim, a vida vai passando e a pessoa vai terceirizando a culpa, sem se lembrar que se ela não tomar uma atitude, ficará estagnada ou mesmo se tornará obsoleta.
É preciso lembrar também que não dá para ter tudo na vida. Então, é interessante parar e entender o que você quer no atual momento. Se ação gera reação, e você não está conseguindo se organizar nas tarefas que quer e precisa alcançar, busque se organizar melhor. Com planejamento, você consegue entender com a clareza necessária o que é importante agora e o que pode ser feito depois. Necessário parar com a neurose – muitas vezes imposta pela sociedade – de que é preciso se formar aos 23 anos e se casar antes dos 30. Da mesma forma, quem disse que você só será feliz quando for um gerente, diretor ou presidente de uma empresa? A vida pede leveza, cada vez mais.
Se toda ação gera uma reação, busque viver o momento presente, mas sempre com vistas ao futuro – e não se esqueça de que o futuro nada mais é do que aquilo que plantamos e fazemos hoje. Te convido a esta reflexão: quais frutos você tem colhido com suas atitudes? Suas ações têm gerado reações saudáveis na sua vida pessoal e profissional? Já parou para pensar nisso?
Ouça a rádio de Minas