Opinião

Não se estresse tanto na sua vida profissional

Não se estresse tanto na sua vida profissional

Em meio à intensa agenda do dia a dia e a tantas obrigações, quem nunca viveu um período de estresse? É preciso buscar o equilíbrio, encontrando maneiras para reduzir tudo aquilo que pode impactar o nível de esgotamento e, consequentemente, nossa qualidade de vida. Esse tema tem sido amplamente discutido, uma vez que já é sabido que os colaboradores podem adoecer em função da exaustão.

Dados de um estudo elaborado pela Associação Internacional de Controle do Estresse e da Tensão (Isma-BR) apontam que o estresse foi responsável pelo aumento de 140% nos gastos trabalhistas das empresas brasileiras nas últimas décadas. Ou seja, além de adoecer os colaboradores e ser péssimo para o clima organizacional, gera grandes custos às companhias.

Ainda de acordo com a Isma-BR, o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout, oficializada como um distúrbio crônico e retratada, inclusive, como o “novo mal do século 21”. Esse transtorno está totalmente relacionado ao esgotamento profissional e é caracterizado pelo alto nível de estresse no mundo. Não bastasse isso, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa global de indivíduos que sofrem com ansiedade e está em quinto lugar em casos de depressão.

Então, se você está com dificuldade para se concentrar, se lembrar de coisas, anda sempre irritado, ansioso, desmotivado e deprimido, tem intensas dores de cabeça, insegurança e pressão alta, fique atento! Você pode estar a um passo da exaustão! E nesse cenário, perdem as duas partes: a empresa e o profissional. Do lado corporativo, será necessário lidar com colaboradores que vão adoecer mais e entregar menos resultados. Sendo assim, proporcionar ambientes saudáveis, elencar metas factíveis e exercer liderança consciente quanto aos níveis de cobrança, são fatores muito importantes para minimizar a fadiga dos funcionários. Também é preciso tentar, dentro do possível, oferecer o mínimo de qualidade de vida e uma rotina que tenha doses de equilíbrio aos colaboradores. Afinal, cada vez mais, as pessoas buscam organizações que se conectam aos seus propósitos e valores.

Como profissional, você deve estar consciente dos sinais que mencionei, pois indicam que algo não vai bem. Avalie se quer mesmo esse estilo de vida, procure ajuda especializada, por exemplo, de um psiquiatra ou terapeuta, e se mantenha alerta aos feedbacks de amigos e parentes. Evidentemente, não é apenas a corporação a responsável por solucionar ou minimizar esse problema. Você também precisa gerenciar sua vida e saber organizar sua rotina, dosando seu estresse diário. Para isso, várias ações podem ser colocadas em prática.

 A primeira é a atenção com sua respiração. Ao longo do dia, dê algumas pausas no que está fazendo e simplesmente respire. O estresse causa aumento do ritmo cardíaco. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Dessa forma, você vai diminuir a pressão sanguínea e acalmar a sua mente. Alongar-se é outro ponto importante. Isso porque o alto nível de esgotamento causa tensão muscular. O segredo é esticar os músculos que ficam sobrecarregados nesse caso: costas, ombros e pescoço. 

A terceira dica é se exercitar. Pratique, ao menos três vezes por semana, alguma atividade física, como ioga, caminhada, dança ou musculação, a fim de manter o corpo em constante movimento. Também não se esqueça de preservar uma boa alimentação e ingerir água. Essas duas atitudes deixarão você mais disposto e ainda ajudarão a manter a balança em dia.

Por último, conheça seus limites. Entenda o que é esperado de você na vida profissional e na pessoal. E quais os prazos e recursos você tem para realizar suas entregas. Se necessário, negocie novas datas. Lembre-se de que a gestão do tempo é mais uma aliada para prevenir o estresse.

Você sabia que, usualmente, as pessoas que tendem a adoecer mais são aquelas mais exigentes, perfeccionistas, imediatistas e que não conseguem delegar funções? Portanto, minha dica é que você busque, constantemente, alcançar um equilíbrio entre o trabalho e suas questões pessoais, espirituais e sociais. Já que você não tem sete vidas, como um gato, que tal aproveitar, com sabedoria, essa única que tem? Deixo o convite dessa reflexão para seu novo ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas