O “case” Superminas

Realizada com absoluto sucesso, sem nenhum clichê, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, a 34ª edição da Superminas, organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), trouxe muitos ensinamentos, muito aprendizado e, sobretudo, expressivos resultados. Primeiramente, porque consolidou a volta de grandes eventos empresariais em Minas Gerais, com grande número de público. Depois, pelos números da própria Superminas. Os negócios durante ou iniciados na feira atingiram a marca de R$ 2,37 bilhões. Os compradores puderam negociar com 547 empresas entre expositoras e patrocinadoras que lá estiveram exatamente para esse encontro com o mercado supermercadista mineiro, o segundo maior do País. Nos três dias, 58,6 mil pessoas de praticamente todo o País prestigiaram o evento, a grande maioria composta por supermercadistas, fornecedores, atacadistas, representantes de entidades empresariais e executivos desses setores.
A Superminas é hoje um sucesso absoluto como evento empresarial para negócios, desenvolvimento profissional e relacionamento. Mas vai além disso, é uma monumental oportunidade para profissionais dos departamentos comercial; de operação de loja, prevenção de perdas; importação, e todas as áreas da empresa. É o caso também de quem atua no marketing para conhecer mais sobre lançamentos, novidades e exposição de marcas. Da mesma forma, sempre foi um evento muito frequentado por profissionais de RH e demais colaboradores na área de congresso. Afinal, neste ano foram ministradas 85 atividades de desenvolvimento profissional, como palestras, com especialistas e grandes nomes do setor ou de outros segmentos, que são exemplos de sucesso profissional. Portanto, o evento, mesmo mantendo seu foco no setor supermercadista e panificador, se tornou multissetorial e atrai interesse dos mais diversos segmentos.
A Superminas teve sua primeira edição em 1985, no Othon Palace Hotel, no Centro de Belo Horizonte. Depois, na quarta edição, em 1990, passou a ser realizada no Minascentro, também no centro da Capital. Outra mudança naquele ano foi a realização anual e não mais bienal. Na 12ª edição, em 1998, foi transferida para o Expominas, porque não cabia mais no espaço anterior. Modéstia à parte, coube a mim detectar o potencial de crescimento da Superminas a pedido do saudoso presidente da Amis, Gil Nogueira, que presidiu a entidade de março de 1990 a março de 1994. Analisei todas as possibilidades de crescimento, passei um diagnóstico do potencial do evento e o restante da história é o que foi narrado no início deste artigo. Hoje o Expominas está ficando pequeno. Faltando mais de 40 dias para a realização, já não tínhamos mais espaço para novos expositores e a demanda ainda era grande. No evento deste ano, muitos fornecedores já reservaram espaço para a edição de 2023.
E por que fiz esse relato? Para dizer que esse evento cresce tanto e tem esse sucesso absoluto porque nele trabalham profissionais determinados a fazer sucesso. É claro que esse sucesso sempre passou pelo empenho do Conselho Diretor da Amis, pelos vice-presidentes regionais em todo o interior e todos os diretores liderados pelo presidente Alexandre Poni, um empresário que não aceita resultados medianos. A medida da sua régua é sempre o nível da excelência.
E essa excelência começa com a formação de uma equipe altamente preparada, focada e determinada a entregar como resultado um evento de altíssimo nível. Na posição de Presidente Executivo, liderando o dia a dia de trabalho dessa equipe, posso constatar o quanto cada um se entrega. Os profissionais adiam compromissos particulares, adiam folgas e viagens para fazer parte desse grande projeto chamado Superminas. No período que antecede a realização e nos dias do evento, a Amis reforça a equipe com colaboradores temporários, muitos já há vários anos compondo a equipe. Alguns negociam folgas ou férias nos seus empregos para trabalhar na organização da Superminas. Fazem questão disso porque querem chegar ao final com o sentimento de pertencimento a uma equipe vitoriosa.
A Superminas é isso: um verdadeiro império dos sentidos para quem quer ver. Uma espetacular oportunidade para quem quer fazer negócios na feira e uma escola para quem quer aprender. Portanto, um grande case de sucesso de trabalho em equipe e de colaboradores com o espírito e determinação de ter a excelência como resultado.
Ouça a rádio de Minas