Opinião

O desenvolvimento da liderança requer coalizão

O desenvolvimento da liderança requer coalizão
Crédito: Divulgação

A liderança desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Os desafios do século XXI exigem que os líderes tenham capacidades que vão muito além de seu treinamento técnico.

Análise de situações complexas, visão de curto e longo prazo, resiliência, empatia e senso de responsabilidade coletiva, ética e socioambiental são conectores essenciais. É através do desenvolvimento dessas habilidades que tecnologias, novos conhecimentos e desafios se tornam inovações por meio da inventividade humana a serviço da transformação global.

Neste sentido, a formação do líder deve ser plural, de preferência utilizando a integração de empresas, instituições educacionais e governos. A SKEMA está empenhada em desenvolver uma escola global abrangente com formas de ensino que vão além das abordagens tradicionais de educação e mantém essas colaborações.

Um exemplo é o MBA Executivo Global (Gemba), que promove uma experiência de imersão durante a semana residencial no ambiente corporativo e cultural brasileiro.

Em parceria com empresas nacionais e o setor público, os participantes do MBA Global fazem visitas de uma semana a diferentes campi da SKEMA para observar em primeira mão as realidades de cada mercado.

Entre as atividades da semana residencial brasileira, os participantes experimentam os desafios dos mercados, economias e culturas locais. Os participantes se aplicam à lógica do mundo dos negócios, aos desafios da transformação das indústrias, empresas de serviços e organizações públicas brasileiras. É também uma entrada na história de um país e, para o seminário brasileiro, não há melhor maneira do que abrir as portas para a história de Minas Gerais explicada no cenário privilegiado de Ouro Preto.

Nesse contexto, a edição 2022 do Gemba contou com a colaboração de empresas emblemáticas de Minas Gerais que também abriram suas portas, explicando com talento e sinceridade a transformação em curso. Pude testemunhar os olhos estupefatos dos visitantes que haviam viajado milhares de quilômetros para escutá-los e compreendê-los!

Que lucidez, expertise e visão estratégica os líderes destas empresas brasileiras desenvolveram e que habilidades gerenciais foram integradas pelos funcionários para sua implementação? Cada caso, uma riqueza de experiências e, evidentemente, uma visão única associada à implementação da estratégia.

Vejo esta imersão como uma oportunidade exemplar para futuros líderes adquirirem uma visão prática sobre questões urgentes, tais como a necessidade de avaliar as questões da ESG, ou os desafios de promover mudanças internas nas organizações.

Além da iniciativa da SKEMA, o apoio de parceiros corporativos e do governo desempenha um papel importante no programa, oferecendo aos participantes a oportunidade de experimentar um intercâmbio produtivo entre academia, organizações e iniciativas públicas em uma experiência mutuamente benéfica.

A SKEMA defende tais iniciativas e parcerias como o Gemba e outras porque a formação plural das lideranças – preferencialmente lançando mão da integração de empresas, instituições de ensino e governos – beneficia a entrega de valor à sociedade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas