O significado do voto
Muitos dos que vão às urnas desconhecem o significado e o valor do voto. Votar é mais do que um direito: é um dever. Pois com o seu voto, você ajuda a decidir o futuro do país. Com o voto, o povo pode eleger um governo bom ou um governo ruim. Um governo capaz de construir uma sociedade justa e solidária, onde os direitos humanos sejam respeitados, onde a justiça e a paz, a inclusão social e o bem viver para todos façam parte do projeto de nação.
Convém lembrar que esse dever e esse direito foram conquistados com muito sofrimento, como bem nos mostra a história da sociedade brasileira. Muitos sofreram perseguições, torturas, exílio. Milhares perderam suas vidas. Por desejarem e lutarem por um país democrático, onde todos pudessem ter oportunidades iguais: moradia decente, saúde, trabalho, salário digno, estudo, direito de expressão, e onde os governos fossem escolhidos pelo povo, cidadão e consciente.
Por tudo isso, devemos usar, com sabedoria, consciência e lucidez, o dever e o direito de votar. É pelo voto que se escolhe um governo que responda à nossa visão de mundo e ao nosso desejo de uma sociedade que possibilite uma vida digna para todos. É pelo voto que se demonstra o respeito pelos seus semelhantes e por sua comunidade, votando na proposta que busca diminuir as desigualdades e a miséria de uma grande parte da sociedade brasileira, que hoje passa fome e não consegue emprego, ou vive nas ruas.
É dever do Estado e deve ser assumido pelos governos eleitos, garantir bem- estar, saúde e educação para todos, trabalho e salário justo. É dever do Estado e dos governos eleitos fazer as reformas necessárias: a começar por uma reforma tributária que institua uma justa oneração dos mais ricos e uma melhor divisão dos lucros para que as desigualdades e a exclusão sejam menores, os direitos humanos sejam respeitados e a justiça predomine, ensejando o soerguimento da nação brasileira.
Dia 30 se aproxima, que cumpramos com sabedoria, consciência e lucidez o nosso dever.
Ouça a rádio de Minas